Internacional Secretário-geral da ONU visita a fronteira entre o Egito e a Faixa de Gaza

Secretário-geral da ONU visita a fronteira entre o Egito e a Faixa de Gaza

Passagem de Rafah será utilizada por caminhões carregados com ajuda humanitária para entrar no território palestino

  • Internacional | Do R7

Antonio Gutérres na passagem de Rafah, fronteira entre o Egito e a Faixa de Gaza

Antonio Gutérres na passagem de Rafah, fronteira entre o Egito e a Faixa de Gaza

Amr Abdallah Dalsh/Reuters - 20.10.2023

O secretário-geral da ONU, Antonio Gutérres, chegou nesta sexta-feira (20) à passagem de fronteira de Rafah, o único ponto de entrada na Faixa de Gaza que não está sob controle de Israel.

Gutérres chegou à região para preparar a entrega de ajuda humanitária ao território palestino, o que deve acontecer nos próximos dias.

O presidente dos EUA, Joe Biden, havia anunciado que os primeiros 20 caminhões carregados com alimentos, água e medicamentos cruzariam a fronteira hoje.

O subsecretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários, Martin Griffiths, porém, afirmou nesta sexta-feira (20) que a entrega de recursos ao território palestino deve acontecer neste sábado (21) ou nos próximos dias.

Apesar de diversos países terem enviado ajuda alimentar e médica para a região nos últimos dias, nenhum carregamento conseguiu entrar na Faixa de Gaza até agora.

Estima-se que pelo menos 150 caminhões estejam aguardando autorização para fazer a entrega dos recursos.

“Estamos em negociações intensas e avançadas com todas as partes relevantes para garantir que a operação de ajuda a Gaza comece o mais rápido possível”, disse Griffiths.

A passagem de Rafah também será usada por estrangeiros que querem deixar a Faixa de Gaza. O Itamaraty aguarda há dias a resolução da situação para conseguir resgatar 26 brasileiros. O avião presidencial está no Cairo e será usado para repatriar o grupo.

Tendas, tanques e dedo no gatilho: 300 mil soldados de Israel esperam sinal para invadir Gaza por terra

Últimas