Sem energia elétrica e com infraestruturas destruídas, Ucrânia se prepara para nevascas
Capital ucraniana registrou o primeiro dia de neve; previsão é que os termômetros marquem -10°C nos próximos dias
Internacional|Do R7, com AFP
A Rússia lançou uma nova onda de ataques a várias cidades ucranianas nesta quinta-feira (17), incluindo a capital, Kiev, o que coincidiu com a primeira nevasca no país, que sofre grandes interrupções de energia causadas pela ofensiva russa.
A Ucrânia também foi atingida na terça-feira (16) por uma série de ataques que se seguiu à retirada humilhante das forças russas, em 11 de novembro, da parte norte da região de Kherson (sul), que a Rússia diz ter anexado.
Esses ataques deixaram cerca de 10 milhões de ucranianos sem eletricidade por várias horas, de acordo com as autoridades de Kiev.
O governador regional, Oleksii Kuleba, avisou que a próxima semana será "difícil", com temperaturas que podem cair "até -10°C".
Os ataques russos nesta quinta-feira deixaram pelo menos 14 feridos na cidade de Dnipro, no centro-leste, incluindo uma adolescente de 15 anos, informou o governador regional, Valentin Reznichenko, no Telegram. "Todos estão hospitalizados na cidade", acrescentou.
Esse ataque também afetou duas infraestruturas, segundo a Presidência ucraniana.
Na região de Kiev, a defesa ucraniana derrubou dois mísseis de cruzeiro, bem como drones russos camicase Shahed, de fabricação iraniana, informou a administração militar da cidade.
Um jornalista da AFP viu um dos mísseis sobrevoar uma área residencial no leste da capital.
Na região de Odessa (sul), os russos atacaram uma infraestrutura, e três pessoas ficaram feridas, segundo a administração regional.
Nevasca
Esses ataques coincidem com a primeira nevasca na Ucrânia, que enfrenta também cortes generalizados de energia como resultado de ataques russos direcionados especificamente às infraestruturas energéticas, de acordo com Kiev.
A operadora nacional de eletricidade, Ukrenergo, anunciou a extensão dos cortes de energia até quinta-feira devido ao "agravamento da situação".
Leia também
A empresa disse no Facebook que "uma onda de frio" causou aumento da demanda em regiões onde a energia havia sido restaurada recentemente.
Nesta quinta-feira, quando Kiev registrou sua primeira nevasca, muitos distritos ficaram sem eletricidade. Uma fina camada de neve cobria os carros estacionados nas ruas.
Artista de rua faz grafites em locais destruídos por bombardeios russos na Ucrânia
" gallery_id="637549a8416eb95e4800055c" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/sem-energia-eletrica-e-com-infraestruturas-destruidas-ucrania-se-prepara-para-nevascas-17112022"]