Sem independência, bancos centrais são disfuncionais, diz Christine Lagarde
Presidente do Banco Central europeu, Lagarde afirma que interferências provocam disrupção e instabilidade
Internacional|Do Estadão Conteúdo
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou, neste domingo (24), que os bancos centrais ficam disfuncionais caso não possuam independência respeitada e garantida pelos governos.
“A independência de qualquer banco central é extremamente importante. Temos que prestar contas, reportar e responder a todas as perguntas do Congresso dos Estados Unidos ou do Parlamento Europeu, no meu caso”, disse a banqueira central, durante entrevista ao programa Sunday Morning Futures, da emissora de TV norte-americana Fox News.
Segundo Lagarde, durante seu mandato à frente do Fundo Monetário Internacional (FMI), entre 2011 e 2019, ela viu o que ocorre quando a independência de um banco central é ameaçada. “Eles fazem coisas que não deveriam. Isso traz disrupção e instabilidade, se não coisa pior”, afirmou.
Perguntas e Respostas
Qual a opinião de Christine Lagarde sobre a independência dos bancos centrais?
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou que os bancos centrais se tornam disfuncionais quando não possuem independência respeitada e garantida pelos governos.
Por que a independência dos bancos centrais é importante, segundo Lagarde?
Lagarde destacou que a independência é extremamente importante, pois os bancos centrais devem prestar contas e responder a perguntas de órgãos como o Congresso dos Estados Unidos ou o Parlamento Europeu.
O que Lagarde observou durante seu mandato no FMI sobre a independência dos bancos centrais?
Durante seu mandato à frente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Lagarde percebeu que a falta de independência leva os bancos centrais a agir de maneiras inadequadas, resultando em disrupção e instabilidade.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














