Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Senado pode ativar julgamento político de Trump em '1 ou 2 dias'

Democratas querem realizar última etapa do julgamento contra o ex-presidente o mais rápido possível

Internacional|Da EFE

Senadores democratas pretendem iniciar julgamento de Trump em breve
Senadores democratas pretendem iniciar julgamento de Trump em breve Senadores democratas pretendem iniciar julgamento de Trump em breve

Os democratas do Congresso dos Estados Unidos podem ativar o julgamento político do ex-presidente Donald Trump no Senado em "um ou dois dias", já que consideram o assunto uma prioridade, embora o republicano já tenha sido sucedido pelo democrata Joe Biden.

Leia também: Saiba qual próximo passo do impeachment de Donald Trump

"O presidente precisa prestar contas", disse, em referência a Trump, o 'número dois' da nova maioria democrata no Senado, Dick Durbin, ao dizer à imprensa que espera que em "um ou dois dias" a Câmara dos Representantes envie os documentos que ativariam o julgamento no Senado.

Durbin disse acreditar que a Câmara "fará o correto ao acusar o presidente pela segunda vez", desta vez sob a acusação de "incitar à insurreição", pelo papel de Trump na invasão ao Capitólio por parte de seus apoiadores no dia 6 de janeiro.

Continua após a publicidade

O procedimento é "uma prioridade", comentou Durbin, ao acrescentar que "a verdade" é que o ex-presidente tem que responder por seus atos no que se refere à invasão ao Capitólio, que deixou cinco mortos, entre eles um policial.

Segundo impeachment

Na quarta-feira da semana passada, a Câmara aprovou, com o apoio de dez representantes republicanos, submeter Trump a um segundo julgamento político, mas ainda não enviou ao Senado os documentos de acusação necessários para o início do procedimento.

Trump, que se tornou o primeiro presidente dos EUA a ser submetido a dois processos desse tipo, foi responsabilizado pelos congressistas pela invasão ao Capitólio por ter inflamado os seguidores e sugerido que fossem ao edifício do Congresso para mostrar força.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.