Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Senadores russos aprovam lei que pode excluir opositores de eleições

Projeto de lei impossibilitaria participação em eleições dos líderes, apoiadores e membros de entidades 'extremistas'

Internacional|

Projeto de lei barraria candidatura de Navalny e aliados
Projeto de lei barraria candidatura de Navalny e aliados Projeto de lei barraria candidatura de Navalny e aliados

A Câmara Alta do Parlamento da Rússia aprovou nesta quarta-feira (2) por ampla maioria uma lei que abre o caminho para proibir que os aliados do opositor detido Alexei Navalny possam disputar as eleições.

O projeto de lei aprovado pelo Conselho da Federação impossibilitaria a participação em eleições dos líderes, apoiadores e membros de entidades "extremistas", uma classificação que a justiça avalia impor às organizações de Navalny. 

A lei foi aprovada por 146 senadores, recebeu um voto contra e uma abstenção. Agora falta apenas a assinatura do presidente Vladimir Putin para que a lei entre em vigor.

Em paralelo, um tribunal russo estuda a possibilidade de designar as organizações favoráveis a Navalny como "extremistas", assim como grupos ultranacionalistas, ou religiosos.

Publicidade

Os críticos do Kremlin afirmam que as autoridades russas estão ampliando a repressão da oposição antes das eleições parlamentares de setembro.

A nova lei afeta não apenas os líderes das organizações, como ativistas e dezenas de milhares de pessoas que fazem doações.

Publicidade

Os líderes das organizações regionais de Navalny não poderão disputar as eleições parlamentares durante cinco anos.

Os membros das organizações e aqueles que ajudaram a financiá-las serão proibidos de apresentar candidaturas durante três anos. 

Publicidade

As autoridades russas toleraram durante anos os grupos de oposição, incluindo o movimento político de Navalny, mas os críticos do Kremlin dizem que agora Moscou pretende eliminar qualquer vestígio de dissidência.

Navalny, que sobreviveu a um grave envenenamento com um agente neurotóxico de origem russa, cumpre desde fevereiro uma pena de dois anos e meio de prisão por uma condenação por peculato.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.