Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Silvio Berlusconi é internado em hospital de Milão, na Itália

Fontes do partido do ex-primeiro-ministro afirmaram que ele passa apenas por um 'monitoramento clínico de rotina'

Internacional|Da Ansa

Silvio Berlusconi é internado na Itália para 'monitoramento de rotina'
Silvio Berlusconi é internado na Itália para 'monitoramento de rotina' Silvio Berlusconi é internado na Itália para 'monitoramento de rotina'

O ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi, de 84 anos, foi internado nesta semana em um hospital de Milão.

A notícia foi dada pelo advogado do ex-premiê, Federico Cecconi, nesta quarta-feira (24), em uma audiência de um dos processos contra o líder conservador por corrupção de testemunhas.

De acordo com Cecconi, Berlusconi foi internado na última segunda (22) por "problemas de saúde" e ainda pode permanecer no hospital "por alguns dias". No entanto, fontes do partido do ex-primeiro-ministro, o conservador Força Itália (FI), afirmaram que ele passa apenas por um "monitoramento clínico de rotina" e receberá alta "em breve".

O processo contra Berlusconi no Tribunal de Milão já sofreu diversos atrasos devido à pandemia do novo coronavírus e às recorrentes internações do ex-premiê, que pegou inclusive Covid-19 em setembro passado. No entanto, a defesa não pediu alterações no cronograma devido à internação desta semana.

Publicidade

Berlusconi e mais 28 pessoas são acusados de corrupção em atos judiciários e falso testemunho. Segundo a denúncia, o ex-primeiro-ministro teria subornado garotas de programa para manipular seus depoimentos à Justiça sobre as noitadas em suas mansões, apelidadas de "bunga-bunga".

O caso é conhecido como "Ruby ter" e também conta com desmembramentos paralelos em outras cidades da Itália, como Roma, Turim, Pescara, Treviso, Monza e Siena - nesta última, o Ministério Público já pediu a condenação do ex-premiê a quatro anos e dois meses de prisão.

Publicidade

Esses inquéritos nasceram do processo "Ruby", no qual o ex-primeiro-ministro foi absolvido dos crimes de prostituição de menores e abuso de poder. O nome faz referência à modelo ítalo-marroquina Karima el Mahroug, a Ruby, pivô do escândalo sexual que abalou a imagem de Berlusconi.

Entre 2010 e 2014, o ex-premiê teria gastado mais de 10 milhões de euros para manipular testemunhas em seus julgamentos. Berlusconi já foi condenado em última instância por fraude fiscal, pena descontada com um ano de serviços sociais, e hoje é deputado do Parlamento Europeu.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.