Síria retorna à Liga Árabe 11 anos após ter sido suspensa
Ministros das Relações Exteriores do bloco decidiram readmitir o país, que havia sido excluído em meio a repressão de protestos populares em 2011
Internacional|Do R7
Ministros das Relações Exteriores árabes decidiram, no Egito, neste domingo (7), reintegrar o regime sírio na Liga Árabe depois de excluí-lo em 2011 devido à repressão de um levante popular, que degenerou em uma guerra longa e sangrenta.
"As delegações do governo da República Árabe da Síria participarão mais uma vez das reuniões da Liga Árabe", indica o texto votado por unanimidade pelos ministros em reunião a portas fechadas na sede da entidade, no Cairo.
Em novembro de 2011, a entidade de 22 membros suspendeu Damasco por sua sangrenta repressão aos protestos pacíficos que começaram no início daquele ano e levaram à guerra, matando 500 mil pessoas, desalojando milhões de outras e destruindo as infraestruturas e a indústria do país.
Embora a situação tenha se acalmado, pelo menos em sua maior parte, grandes territórios do norte do país permanecem fora do controle do governo, e uma solução política para o conflito de 12 anos ainda não foi encontrada.