Logo R7.com
RecordPlus

‘Situação do Hamas parece absolutamente insustentável’, afirma especialista sobre ultimato de Trump

Grupo terrorista disse que ainda precisa de tempo para responder proposta de cessar-fogo dos EUA que prevê trégua imediata em Gaza

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O Hamas precisa de mais tempo para avaliar a proposta de cessar-fogo dos EUA.
  • A proposta inclui trégua imediata, libertação de reféns e desarmamento do grupo.
  • Trump deu um ultimato de três a quatro dias para o Hamas responder.
  • Especialista afirma que a situação do Hamas é insustentável e a paz duradoura é difícil sem garantias adequadas.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Primeiro-ministro israelense apoia proposta que prevê cessar-fogo imediato em Gaza Reprodução/Record News - 03.10.2025

O grupo terrorista Hamas disse que ainda precisa de tempo para estudar a proposta de cessar-fogo dos Estados Unidos. O plano, apoiado pelo primeiro-ministro israelense, prevê uma trégua imediata na Faixa de Gaza, a libertação de todos os reféns israelenses em 72 horas, o desarmamento do Hamas e uma retirada gradual de Israel de Gaza. A proposta ainda sugere uma transição pós-guerra liderada por Donald Trump.

Um representante do grupo terrorista, ouvido por uma agência de notícias, disse que o Hamas continua realizando consultas sobre o plano e informou aos mediadores que precisam de algum tempo. O grupo também disse em um comunicado que o plano tem pontos preocupantes.


Negociadores americanos e israelenses disseram estar abertos a mudanças pontuais no plano, mas destacaram que não vão aceitar alterações na proposta. Na terça-feira (30), Trump deu um ultimato ao Hamas de “três ou quatro dias” para aceitar o plano.

Nesta sexta-feira (3), o presidente emitiu um comunicado reforçando que o grupo terrorista tem até as 19h de domingo, para dar uma resposta.


Em entrevista ao Conexão Record News, Lier Ferreira, analista internacional e pesquisador, diz que “a situação do Hamas parece absolutamente insustentável, principalmente agora que os Estados Unidos deram esse ultimato aos seus principais dirigentes”.

“Eu não vejo como o Hamas ganhar muito mais tempo além desse prazo que foi estipulado pelo presidente Donald Trump”, completa.


Segundo Ferreira, sem debater questões como a temporalidade e a gradualidade da retirada da ocupação de Israel de Gaza e quais serão “as forças internacionais que estarão garantindo uma paz”, é difícil acreditar que haja uma “paz duradoura”.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.