Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sobe para 114 o número de desaparecidos em naufrágio 

Marinha italiana resgatou 3 sobreviventes no Mar Mediterrâneo e ONG alemã Sea Watch salvou 47 pessoas. Pelo menos 3 pessoas morreram

Internacional|

Embarcação com 120 pessoas naufragou no Mediterrâneo
Embarcação com 120 pessoas naufragou no Mediterrâneo Embarcação com 120 pessoas naufragou no Mediterrâneo

Pelo menos 114 pessoas estão desaparecidas e outras três foram encontradas mortas após o naufrágio de uma embarcação com imigrantes a 50 milhas do litoral da Líbia, segundo os depoimentos dos três sobreviventes resgatados pela Marinha da Itália à OIM (Organização Internacional de Migração).

Inicialmente foi informado que havia 20 desaparecidos. O porta-voz da OIM na Itália, Flavio di Giacomo, explicou à Agência EFE que os três sobreviventes são dois sudaneses e um gambiano que foram transferidos à ilha de Lampedusa após o resgate. Eles contaram que havia 120 pessoas no bote que partiu da cidade líbia de Garabulli.

Di Giacomo afirmou que os sobreviventes relataram que após 11 horas de navegação o bote no qual viajavam começou a esvaziar e, pouco a pouco, as pessoas foram caindo ao mar. Entre as pessoas desaparecidas, segundo os relatos, há dez mulheres - uma delas grávida - e duas crianças, e procediam majoritariamente de Nigéria, Camarões, Gâmbia, Costa do Marfim e Sudão.

Os três resgatados se recuperam no hospital de Lampedusa da hipotermia sofrida após terem caído ao mar. Embora não corram risco de morte, "continuam em estado de choque após o ocorrido", segundo Di Giacomo.

Publicidade

A Marinha italiana informou nesta madrugada que avistou nesta sexta-feira uma embarcação em péssimas condições com cerca de 25 pessoas a bordo, motivo pelo qual enviou duas balsas salva-vidas infláveis.

Um helicóptero foi utilizado para resgatar três migrantes. Dois deles conseguiram alcançar uma das balsas, enquanto o terceiro foi salvo no mar. Também foram encontrados três corpos sem vida.

Publicidade

A ONG alemã Sea Watch já tinha informado nesta sexta-feira (18) que havia avistado esta embarcação. A organização conseguiu salvar 47 pessoas que estavam à deriva em um bote no Mediterrâneo central, a cerca de 26 milhas do litoral da Líbia.

Os resgatados, localizados com um pequeno avião de reconhecimento, estão seguros a bordo da embarcação da Sea Watch, conforme explicou a organização nas redes sociais.

Publicidade

Agora, volta a surgir o problema de para onde eles serão levados, já que tanto Malta como a Itália fecharam seus portos aos navios de ONGs em ocasiões anteriores.

Em 9 de janeiro, após 19 dias de espera em alto-mar, Malta autorizou o desembarque de 49 migrantes que tinham sido resgatados pela Sea Watch e por outra ONG também alemã, a Sea Eye.

O final da odisseia para essas pessoas, entre elas menores de idade e alguns bebês, chegou após um acordo para sua distribuição em oito países europeus: Alemanha, França, Portugal, Irlanda, Romênia, Luxemburgo, Holanda e Itália.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.