Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Soleimani é homenageado em Teerã por milhares de iranianos

Iranianos marcharam pelas ruas com gritos de 'morte aos EUA' e 'morte a Israel'. Líder supremo do país, Ali Khamenei, participou de cerimônia

Internacional|Da EFE

Funeral atraiu multidão as ruas de Teerã
Funeral atraiu multidão as ruas de Teerã Funeral atraiu multidão as ruas de Teerã

Centenas de milhares de pessoas se reuniram nesta segunda-feira (6), no centro de Teerã, para homenagear o comandante Qasem Soleimani, morto pelos Estados Unidos na última sexta-feira (3), em um funeral que contará com a presença do líder supremo Ali Khamenei.

Desde o início da manhã, os iranianos caminham em direção à área da Universidade de Teerã e da praça Enghelab, onde começaram as homenagens, em meio a gritos de "Morte aos EUA" e "Morte a Israel".

Os participantes do funeral levam fotografias de Soleimani, bandeiras iranianas e faixas pretas de luto, bem como faixas com palavras de ordem contra os Estados Unidos.

Devido à multidão esperada, a polícia se deslocou para o local horas antes, com o objetivo de impor restrições de tráfego e pedir aos moradores que removessem seus veículos das ruas.

Publicidade

As autoridades aumentaram as medidas de segurança na capital iraniana, que tem sido sobrevoada por helicópteros desde ontem à tarde.

Líder supremo participa do funeral

Publicidade

O líder supremo ficará encarregado de liderar uma oração em massa em homenagem a Soleimani, que era o comandante da Força Quds, unidade especial dos Guardiões da Revolução Islâmica.

Participam da cerimônia os chefes dos poderes executivo, judicial e legislativo, membros do governo, deputados e altos comandantes militares.

Publicidade

Os restos mortais de Soleimani e o vice-presidente da milícia iraquiana majoritariamente xiita, Forças de Mobilização Popular (PMF, na sigla em inglês), Abu Mahdi al-Muhandis, que morreu no mesmo ataque dos EUA, chegaram ontem ao Irã.

Na véspera, foram realizadas diversas procissões fúnebres na cidade de Ahvaz, no sudoeste do país e fronteira com o Iraque, e na cidade sagrada de Mashad, lar do mausoléu do oitavo Imã xiita Reza.

O funeral continuará amanhã na cidade natal de Soleimani, Kerman, no sul do país.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.