Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Sósia de jornalista sumido teria sido usado para confundir investigação

Fonte turca afirma que um dos 15 homens que chegaram ao consulado antes do desaparecimento de Jamal Kashoggi usou roupas dele na rua

Internacional|Fábio Fleury, do R7

Imagem mostra Khashoggi chegando ao consulado
Imagem mostra Khashoggi chegando ao consulado

A Arábia Saudita teria utilizado até um 'sósia' do jornalista Jamal Khashoggi para tentar confundir os investigadores da Turquia, disse uma fonte turca à rede norte-americana CNN.

A pessoa, ligada às investigações, afirma que um dos 15 sauditas que chegaram a Istambul no mesmo dia em que Khashoggi desapareceu foi visto em diversos pontos da cidade no mesmo dia, usando as roupas do jornalista.

Imagens de câmeras de segurança veiculadas pela CNN dão uma ideia de como aconteceu a sequência de eventos.

Passo a passo


Mustafa al-Madani entra pela porta da frente do consulado saudita, usando calça preta e camisa xadrez, na manhã do dia 2 de outubro, pouco depois das 11h.

Cerca de duas horas depois, às 13h14, Khashoggi entrou pela mesma porta, usando paletó preto, calça cinza escura e camisa cinza clara.


Por volta das 14h52, Madani foi visto saindo por uma porta lateral do consulado, acompanhado de um cúmplice, usando as roupas de Khashoggi e uma barba falsa. Veja no post abaixo as imagens dos dois homens usando a mesma roupa.

Durante as horas seguintes, os dois foram a locais de grande circulação de pessoas, especialmente turistas, onde havia muitas câmeras de vigilância, aparentemente com a missão de produzir imagens que mostrariam que o jornalista saiu do consulado com vida.


Às 16h06 daquele dia, eles aparecem em imagens de câmeras na região da Mesquita Azul, um dos principais pontos turísticos de Istambul.

Leia também

Cerca de meia hora depois, outra câmera mostra Madani novamente com a roupa que usava ao entrar no consulado, e sem a barba falsa. O comparsa carrega uma sacola, onde estariam as roupas de Khashoggi segundo os turcos.

"Dublê de corpo"

A fonte turca disse à CNN que essas imagens comprovam que Madani foi levado à Turquia para servir de "dublê de corpo" de Khashoggi, o que demonstraria que a morte do jornalista foi algo planejado. "Você não precisa de um sósia para um interrogatório", ponderou.

Uma outra imagem obtida pelos investigadores mostraria Madani e seu acompanhante jogando a sacola com roupas em uma caçamba de lixo na rua, perto do hotel onde eles estavam hospedados.

Ambos teriam chegado a Istambul na madrugada do dia 2, vindos de Riad, na Arábia Saudita.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.