Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Suprema Corte da Índia determina demolição ou reforma do Taj Mahal

Palácio de mármore que é cartão postal do país asiático está ficando amarelado devido à poluição e sujeira deixada por insetos

Internacional|Fernando Mellis, do R7

Taj Mahal, na cidade de Agra, atrai visitantes do mundo todo
Taj Mahal, na cidade de Agra, atrai visitantes do mundo todo

Dois juízes da Suprema Corte da Índia determinaram que o governo tome uma decisão sobre o principal cartão postal do país: o Taj Mahal, em Agra.

"Ou fechamos o Taj, demolimos ou restauramos", disseram os magistrados a autoridades estaduais na semana passada, segundo informações do jornal Indian Express.

O motivo é que o palácio, revestido por mármore branco, está ficando degradado, amarelado, devido à poluição e à sujeira deixada por insetos.

O tribunal solicitou um plano de ação para salvar o monumento, que é Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).


A área onde está o Taj Mahal tem 17 hectares. O palácio foi construído pelo imperador mogol Shah Jahan em memória de sua esposa, Mumtaz Mahal.

As obras foram iniciadas em 1632 e concluídas 16 anos depois. O imperador requisitou artesãos, pedreiros, entalhadores, pintores e outros tipos de mão de obra de todo o império, da Ásia Central e também do Irã.


Segundo a Unesco, "o Taj Mahal é considerado a maior conquista arquitetônica em toda a gama de arquitetura indo-islâmica". Por lei, existe uma área de 10.400 km² em volta do monumento que é protegida, justamente para evitar os efeitos da poluição. 

Em dezembro de 1996, a Suprema Corte da Índia proibiu o uso de carvão e coque em indústrias localizadas na chamada Zona Taj Trapezium as converteu para o uso de gás natural ou retirou da região.

Em meio à polêmica levantada com o aviso judicial, o governo de Agra já fala em tornar a cidade dependente apenas de biocombustíveis. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.