Suprema Corte rejeita recurso de Trump e suspende fim do DACA
Programa protege jovens imigrantes que vivem nos Estados Unidos desde a infância — os chamados 'dreamers' — da deportação
Internacional|Do R7, com agências internacionais
A Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou um recurso do presidente Donald Trump e emitiu uma decisão nesta segunda-feira (26) determinando que o governo não encerre as proteções aos imigrantes ilegais que chegaram ao país ainda quando crianças, os chamados Dreamers.
Segundo a Agência Reuters, os juízes se recusaram a ouvir a defesa do presidente republicano.
Donald Trump planejava acabar com o Daca, um programa que possibilita a permanência desses jovens imigrantes no dia 5 de março.
O programa era uma marca do governo do seu antecessor, Barack Obama.
Oficialmente, a decisão de encerrar o programa havia sido anunciada em setembro do ano passado, porém o governo americano concedeu um prazo de seis meses de carência para os imigrantes que já estavam inscritos no programa, mas cuja proteção acabaria durante esse período.
Quando anunciou o fim do programa, Donald Trump também exigiu que os congressistas aprovassem imediatamente uma lei substituta para tratar do assunto.
Agora, com a decisão da Suprema Corte, os parlamentares norte-americanos terão um prazo maior para lidar com a situação dos imigrantes ilegais no país.