Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Suspeito de envenenar ex-espião teria recebido honraria de Putin

De acordo com a imprensa, Chepiga é um coronel do Exército da Rússia que ganhou pelo menos 20 prêmios militares, servindo na Chechênia e na Ucrânia

Internacional|Beatriz Sanz, do R7, com Reuters

Memorial com o nome de Anatoliy Chepiga
Memorial com o nome de Anatoliy Chepiga

Anatoliy Chepiga, o homem que foi identificado pela imprensa internacional como um dos responsáveis pelo ataque contra o ex-espião russo Sergei Skripal e sua filha Yulia, teria sido condecorado como Herói da Federação Russa, a mais alta honraria e título de honra concedido a um cidadão da Rússia.

A medalha teria sido entregue pelo próprio presidente Vladimir Putin, em uma cerimônia secreta em 2014, segundo a rede BBC.

Leia também

De acordo com as investigações da imprensa, Chepiga é um coronel que usava um passaporte falso com a identificação de Ruslan Boshirov.

Ele ganhou pelo menos 20 prêmios militares ao longo de toda a carreira, servindo em missões na Chechênia e na Ucrânia. 


A investigação sobre a identidade de Chepiga foi realizada pelo site Bellingcat.

Os procuradores britânicos acusam dois russos — Alexandre Petrov e Ruslan Boshirov — de tentativa de assassinato pelo envenenamento dos Skripals com o agente Novichok na cidade de Salisbury, no sul da Inglaterra, em março, mas disseram acreditar que os suspeitos talvez tivessem usado nomes falsos para entrar na Inglaterra.


Na TV, Putin afirmou que Borishov era um civil e que viajou para Salisbury como turista.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o governo vai informações sobre o homem, mas não confirmou se Boshirov ou o Coronel Chepiga serão investigados.


"Muitas pessoas se parecem, mas eu não posso dizer quem é essa pessoa nomeada nesse investigação", disse Peskov.

A Rússia nega qualquer envolvimento no envenenamento. Os dois homens já disseram que eram apenas turistas que foram a Londres por diversão e teriam visitado Salisbury para conhecer sua catedral.

Galeria: Relembre o caso do envenenamento do ex-espião russo e sua filha

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.