Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Suspensão de participação em tratado de desarmamento nuclear por Putin é 'grave erro', diz Biden

O presidente dos Estados Unidos está no leste da Europa para encontros com líderes de países-membros da Otan

Internacional|

Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em encontro com lideranças europeias
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em encontro com lideranças europeias Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em encontro com lideranças europeias

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta quarta-feira (22), em Varsóvia, na Polônia, que a decisão de Moscou de suspender a participação russa no tratado de desarmamento nuclear Novo Start é um "grave erro".

A reação de Biden aconteceu quando ele foi abordado por um jornalista sobre o assunto, antes de uma reunião com líderes do B9 (Nove de Bucareste), um grupo de aliados da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), na presença do secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg.

As duas Câmaras do Parlamento russo ratificaram nesta quarta-feira a decisão anunciada na véspera pelo presidente Vladimir Putin e denunciada pelas potências ocidentais.

O chefe de Estado americano se pronunciou antes do encontro na capital com os dirigentes dos nove países-membros da Otan situados na Europa Central e no Leste Europeu: Bulgária, República Tcheca, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Polônia, Romênia e Eslováquia.

Publicidade

A reunião foi dedicada, principalmente, à questão do apoio à Ucrânia e à confirmação de compromissos mútuos. Na abertura do encontro, Biden mencionou a adesão da Finlândia à Otan e enfatizou que os países do B9 continuam a compor a "linha de frente da nossa defesa coletiva".

Jens Stoltenberg declarou que é preciso "quebrar o ciclo da agressão russa".

Publicidade

"Devemos conservar e intensificar nosso apoio à Ucrânia, dar à Ucrânia aquilo de que ela precisa para vencer", disse o secretário-geral da Otan. "Não sabemos quando esta guerra vai acabar, mas, quando isso acontecer, devemos garantir que a história não se repita", enfatizou.

Joe Biden deve deixar Varsóvia à tarde e retornar para os EUA, depois de uma visita-surpresa a Kiev e de dois dias passados na Polônia.

Brasil, EUA e Rússia: conheça top 10 das forças militares globais

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.