Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Sussurrado em Gaza': 1º episódio retrata rotina de medo e violência sob o regime do Hamas

Série de animação traz o relato de um homem que diz ter a sensação de viver em um quartel, não em uma cidade

Internacional|Do R7

A série de animação Sussurrado em Gaza, produzida pelo Center for Peace Communications, retrata em cada episódio situações recorrentes enfrentadas por quem vive na Faixa de Gaza, como o abuso de poder dos membros do Hamas e a falta de liberdade de expressão.

O personagem mostrado no episódio "Não me diga como resistir", o primeiro da série, afirma que não quer um confronto com Israel, mas que preferia resistir tocando seu alaúde, um instrumento musical de cordas, em vez de recorrer às armas.

Ele também compara Gaza a um quartel pela quantidade de armas e de propaganda dos líderes do grupo.

'Sussurrado em Gaza' é uma série de animação sobre a vida na Faixa de Gaza
'Sussurrado em Gaza' é uma série de animação sobre a vida na Faixa de Gaza 'Sussurrado em Gaza' é uma série de animação sobre a vida na Faixa de Gaza

Karina Calandrin, doutora em relações internacionais e coordenadora de projetos do Instituto Brasil-Israel, explica que, antes de o Hamas tomar o poder em Gaza, a população da região não tinha uma vida muito diferente da dos palestinos na Cisjordânia. "Com a subida do Hamas ao poder e as hostilidades com Israel, o controle israelense se tornou muito mais restrito."

Publicidade

"Gaza tem uma das maiores densidades populacionais do mundo. De acordo com a ONU, quase 600 mil refugiados em Gaza vivem em oito campos lotados", diz Karina. "A entrada e a saída de tudo são controladas por Israel de maneira bastante restrita, pela justificativa do terrorismo do Hamas", completa.

O R7,em parceria com a Fuente Latina, uma organização não governamental que propaga informações sobre Israel e o Oriente Médio, divulga, a partir desta segunda-feira (16), os episódios da série de animação Sussurrado em Gaza. No total, são oito capítulos. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.