Sussurrado em Gaza

Internacional ‘Sussurrado em Gaza’: 2º episódio mostra a separação de famílias pela violência do Hamas

‘Sussurrado em Gaza’: 2º episódio mostra a separação de famílias pela violência do Hamas

Animação apresenta relato de uma mulher que viu o irmão fugir de Gaza para não sofrer mais nas mãos das autoridades locais

  • Internacional | Do R7

A série animada Sussurrado em Gaza, produzida pelo Center for Peace Communications, apresenta a realidade das pessoas que moram na Faixa de Gaza. A população local enfrenta, em especial, as atitudes extremistas do Hamas, como extorsão e violência física.

No segundo episódio da série, uma personagem da animação conta a história do irmão, que vendia rabanetes nas ruas da Faixa de Gaza. Após ser repreendido pelas autoridades por um suposto comércio ilegal, o rapaz é preso e torturado.

A única solução para ele é fugir para um país da União Europeia. A família, porém, nunca mais teve notícias do rapaz após sua saída de Gaza.

Jovem precisou fugir da Faixa de Gaza por violência do Hamas

Jovem precisou fugir da Faixa de Gaza por violência do Hamas

Reprodução YouTube/The Center for Peace Communications

Karina Calandrin, doutora em relações internacionais e coordenadora de projetos do Instituto Brasil-Israel, afirma que essa fuga é extremamente complicada. Cercados por Egito e Israel, os moradores da Faixa de Gaza ficam à mercê do governo de um dos dois países para sair do território.

“As pessoas só saem de Gaza com autorização do governo israelense ou egípcio. No momento as passagens que ficam no Egito estão fechadas, então só é possível sair por Israel. Dessa forma, as fugas são praticamente impossíveis.”

O R7, em parceria com a Fuente Latina, uma organização não governamental que propaga informações sobre Israel e o Oriente Médio, divulga desde o dia 16 os episódios da série de animação Sussurrado em Gaza. No total, são oito capítulos.

Últimas