Sussurrado em Gaza

Internacional ‘Sussurrado em Gaza’: 7º episódio retrata a censura na região

‘Sussurrado em Gaza’: 7º episódio retrata a censura na região

Jornalistas têm famílias ameaçadas pelo Hamas, que busca transmitir imagem de paz e prosperidade inexistente na área

A série de animação Sussurrado em Gaza, produzida pelo Center for Peace Communications, retrata a vida das pessoas que vivem na Faixa de Gaza e dá voz às denúncias da população local.

No sétimo episódio da série, a personagem, uma jornalista que mora na região, fala sobre o quão difícil é exercer a profissão na Faixa de Gaza. Segundo ela, o Hamas ameaça a família dos repórteres naturais da área, que por medo são obrigados a abandonar a cobertura jornalística.

A personagem também ressalta a dificuldade para se obter notícias por meios de comunicação nacionais, muitas vezes precisando se informar sobre os fatos de Gaza pela mídia internacional.

Personagem se formou em jornalismo, mas tem medo de exercer profissão em Gaza

Personagem se formou em jornalismo, mas tem medo de exercer profissão em Gaza

Reprodução YouTube/Center for Peace Communications

Karina Calandrin, doutora em relações internacionais e coordenadora de projetos do Instituto Brasil-Israel, explica que a imprensa que chega até a região é liberada por Israel, mas apropriada pelo Hamas para disseminar sua propaganda.

“A imprensa que trabalha na Faixa de Gaza tem autorização especial de Israel para estar presente no território. Inclusive, o Hamas usa a mídia internacional para disseminar a sua propaganda.”

O R7, em parceria com a Fuente Latina, uma organização não governamental que propaga informações sobre Israel e o Oriente Médio, divulga desde o dia 16 os episódios da série de animação Sussurrado em Gaza. No total, são oito capítulos.

Últimas