Talibã comete atentado suicida e deixa 9 mortos e 20 feridos no norte do Paquistão
O principal grupo talibã paquistanês, Tehrik-i-Taliban Pakistan (TTP), reivindicou a responsabilidade pelo atentado
Internacional|Do R7

Ao menos nove pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas nesta quinta-feira (31) em um atentado suicida contra um comboio militar na província de Khyber Pakhtunkhwa, no norte do Paquistão.
"Um homem dirigindo uma motocicleta se jogou contra um comboio militar na região de Jani Khel, distrito de Bannu, detonando uma bomba com o impacto", informou o Exército paquistanês.
O chefe de polícia da delegacia de Jani Khel calculou em 20 o número de feridos no ataque, acrescentando que Hafiz Gul Bahadur, uma facção do principal grupo talibã paquistanês, Tehrik-i-Taliban Pakistan (TTP), reivindicou a responsabilidade pelo atentado.
A província de Khyber Pakhtunkhwa, no cinturão tribal do noroeste do país que faz fronteira com o Afeganistão, foi durante anos um reduto dos talibãs paquistaneses antes de as autoridades lançarem uma grande ofensiva militar na região, em 2014.
Os ataques contra postos de controle das forças de segurança e os tiroteios aumentaram na região depois que o Talibã tomou o controle de Cabul, em agosto de 2021. Oficialmente, o TTP anunciou em novembro do ano passado o reinício da sua atividade armada.
O Paquistão assistiu a 271 ataques de militantes durante o primeiro semestre deste ano, nos quais 389 pessoas morreram e 656 ficaram feridas, de acordo com um relatório publicado no início de julho pelo Instituto de Estudos de Segurança e Conflitos Paquistanês.
Leia também
Os dados representam um aumento significativo em comparação com o mesmo período de 2022, quando o Paquistão sofreu 151 ataques, que mataram 293 pessoas e deixaram 487 feridas.
Veja as proibições impostas pelo Talibã e como elas afetam a vida do povo, em especial das mulheres
O Talibã voltou a estampar jornais do mundo todo depois de algumas proibições impostas recentemente pelo grupo fundamentalista islâmico. O cotidiano dos afegãos, e principalmente das afegãs, foi afetado drasticamente desde que os radicais tomaram o pod...
O Talibã voltou a estampar jornais do mundo todo depois de algumas proibições impostas recentemente pelo grupo fundamentalista islâmico. O cotidiano dos afegãos, e principalmente das afegãs, foi afetado drasticamente desde que os radicais tomaram o poder, em 15 de agosto de 2021. Veja a seguir as proibições estabelecidas pelo regime extremista:





















