Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Talibã enfrenta decisão 'existencial' sobre sua imagem, diz Biden

Presidentes dos EUA falou em entrevista sobre a situação no Afeganistão e o que esperar do país nos próximos meses

Internacional|

Presidente dos EUA, Joe Biden, em entrevista para a rede ABC News
Presidente dos EUA, Joe Biden, em entrevista para a rede ABC News Presidente dos EUA, Joe Biden, em entrevista para a rede ABC News

O Talibã enfrenta uma decisão "existencial" sobre qual será a imagem que o mundo terá dele após sua contundente vitória militar no Afeganistão, afirmou o presidente americano Joe Biden em uma entrevista nesta quinta-feira (19).

"Acredito que estão enfrentando uma espécie de crise existencial sobre se querem ser reconhecidos pela comunidade internacional como um governo legítimo", disse Biden à rede ABC News.

A insurgência, que resistiu durante 20 anos de guerra a uma força internacional liderada pelos Estados Unidos e ao já desaparecido governo afegão apoiado pelo Ocidente, enfrentará agora problemas diferentes, estima. 

Os talibãs "se preocupam se serão capazes ou não de manter a sociedade unida (...), se terão comida, renda (...), se conseguirão administrar uma economia", explicou Biden, ao reconhecer que os insurgentes impulsionam uma poderosa agenda islamita.

Publicidade

A queda do governo afegão gerou uma onda de pânico no país, que agora relembra o último regime do Talibã, entre 1996 e 2001, marcado por violações dos direitos humanos: proibiram as meninas de frequentarem a escola, impediram as mulheres de trabalharem ou saírem sozinhas sem um acompanhante e castigavam as acusadas de adultério com apedrejamento.

Nesse sentido, "a ideia que podemos ter dos direitos das mulheres em todo o mundo por meio da força militar não é racional", disse Biden na entrevista, a primeira que concedeu desde que a vitória do Talibã desencadeou uma frenética retirada militar dos Estados Unidos.

Publicidade

"Há muitos lugares em que as mulheres estão sendo subjugadas", destacou. "A forma de abordar isso é exercer pressão econômica, diplomática e internacional para que mudem seu comportamento". 

O presidente reconheceu que muitas mulheres tentam sair do Afeganistão por meio da retirada dos Estados Unidos no aeroporto de Cabul, e garantiu que ordenou que "as retirem, que retirem suas famílias" de lá. 

Publicidade

"Devemos retirar todas as que conseguirmos", enfatizou. 

Leia também

Os talibãs, que desejam mostrar uma imagem de moderação e mudança, se comprometeram a "deixar as mulheres trabalharem", mas "respeitando os princípios do Islã", sem mais detalhes.

Ao defender a caótica saída das últimas tropas americanas, aliados e afegãos, Biden disse que "não conta" que os talibãs mudem suas prioridades. 

Por outro lado, "não sei se poderia ter previsto" a atual cooperação dos líderes talibãs com o exército americano para garantir uma saída segura dos cidadãos dos Estados Unidos, disse.

Caso grupos terroristas anti-EUA, como Al-Qaeda, voltem a se estabelecer no Afeganistão, os Estados Unidos mantêm "a capacidade de combatê-los", afirmou Biden, referindo-se a mísseis e outros ataques militares a longa distância. 

Por enquanto, a ameaça é muito maior na Síria e na África oriental, disse.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.