Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Talibã realiza primeira execução em público desde que retornou ao poder no Afeganistão

Homem condenado por assassinato foi morto pelo princípio que faz com que criminoso sofra o mesmo dano que causou

Internacional|Do R7

Seguranças do Talibã monta guarda no Centro de Exposições Internacional do Afeganistão, em Cabul
Seguranças do Talibã monta guarda no Centro de Exposições Internacional do Afeganistão, em Cabul

Um homem condenado por assassinato no Afeganistão foi executado em público nesta quarta-feira (7), na primeira sentença deste tipo pronunciada pelos talibãs desde que retornaram ao poder.

"O tribunal supremo foi instruído a aplicar esta ordem de qisas durante uma reunião pública dos moradores", disse o porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, em um comunicado, referindo-se a uma lei islâmica.

O qisas é um princípio islâmico semelhante à lei de talião, que consiste em fazer com que o criminoso sofra um dano igual ao que causou.

O comunicado identifica o condenado como Tajmir, filho de Ghulam Sarwar, e indica que ele residia no distrito de Anjil, na província de Herat, também no oeste do país.


No mês passado, o líder supremo do Talibã, Hibatullah Akhundzada, ordenou aos juízes que implementassem totalmente os aspectos da lei islâmica, como as execuções públicas, o apedrejamento, açoitamento e a amputação de ladrões.

Desde então, as autoridades realizaram várias chicotadas em público, mas a execução desta quarta-feira em Farah (oeste), capital da província de mesmo nome, é a primeira que anunciam.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.