‘Temos um progresso diplomático sem enfrentar questões centrais’, diz analista sobre Rússia e Ucrânia
Enviado russo para investimentos disse que houve avanço nas conversas para o fim da guerra no Leste Europeu
Internacional|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O enviado da Rússia para investimentos disse que houve progresso nas conversas para o fim da guerra na Ucrânia. Segundo Kirill Dmitriev, os “belicistas” da Europa e do Reino Unido estavam tentando constantemente interferir no processo. No entanto, ele afirmou que um progresso está sendo feito e há um movimento positivo em direção a isso.
Nesta quarta-feira (4), negociadores ucranianos classificaram as conversas como “produtivas”. O chefe da diplomacia americana comemorou que a lista de exigências diminuiu, enquanto os russos disseram estar abertos ao diálogo. A recusa da Ucrânia em entregar territórios é o principal impasse das conversas em Abu Dhabi.

Em entrevista ao Conexão Record News desta quinta-feira (5), Kleber Galerani, professor de direito e relações internacionais, diz que quando a Rússia reconhece oficialmente que há algum tipo de movimento positivo nas negociações, significa um “bom olhar” no sentido de que, até então, os russos demonstraram uma insatisfação muito acentuada.
Porém, segundo o professor, apesar do progresso, países europeus ainda podem tentar interferir nas negociações. “Então, nós temos um progresso diplomático sem enfrentar questões centrais, que são território, soberania, termos de cessar-fogo. Há algum resultado concreto, conforme é indicado que há troca dos 314 prisioneiros de guerra entre Moscou e Kiev. Esta é a primeira operação de troca em cinco meses”, explica.
“O que se observa é que quando um enviado russo fala em progresso, embora isso não signifique o fim da guerra, é um sinal de que as partes ainda, de algum modo, estão dispostas a negociarem e que é possível alguns avanços diplomáticos que geram efeitos humanitários”, afirma Galerani. Mas o verdadeiro teste, para ele, será a capacidade de converter essa diplomacia em compromissos mais amplos e concretos.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!













