Tempestade tropical Nalgae se afasta das Filipinas após deixar 48 mortos no país
A maioria das vítimas morreu devido aos deslizamentos de terra e às inundações; de acordo com a proteção civil, 22 pessoas estão desaparecidas
Internacional|Do R7

Equipes de resgate ajudam neste domingo (30) os habitantes de Manila, a capital das Filipinas, presos nas inundações causadas pela tempestade tropical Nalgae, que se afasta do país depois de ter deixado pelo menos 48 mortos no arquipélago.
A tempestade atingiu a ilha principal de Luzon na noite do último sábado (29), varrendo tudo em seu caminho e causando quedas de energia. Manila e cidades vizinhas sofreram com as inundações.
Em Paranaque, um subúrbio da capital, os socorristas tiveram que nadar em águas de 3 metros de altura durante a noite para alcançar 60 pessoas, incluindo crianças, presas no último andar de um prédio, disse uma autoridade local.
"Eles gritavam e choravam de pânico porque não conseguiam sair", disse Noel Japlos, representante da região, à AFP. Várias pessoas ficaram presas pelas águas da enchente a caminho de uma festa.
Na cidade vizinha de Kawit, um corpo em um caixão branco flutuava em uma rua inundada, observou um fotógrafo da AFP. O caixão, que estava em um cemitério próximo, provavelmente foi levado pela chuva, segundo moradores.
"É tão difícil! Não podemos nos mover por causa das inundações", disse um dos moradores, Andinor Cairme, à AFP.
A maioria das vítimas morreu devido aos deslizamentos de terra e às inundações na última sexta-feira (28), em Mindanao, depois que fortes chuvas anunciaram a chegada da Nalgae.
Leia também
A tempestade recuou para o mar da China Meridional neste domingo, anunciaram os serviços meteorológicos filipinos. De acordo com a proteção civil, 22 pessoas estão desaparecidas.
As Filipinas sofrem uma média de 20 grandes tempestades por ano, que deixam centenas de mortos e mantêm grandes regiões em pobreza perpétua.
Os cientistas alertam para a maior força dessas tempestades com o aumento do aquecimento global.
Erupção nas Filipinas deixa cidade tomada por cinzas vulcânicas
A erupção de um vulcão no leste das Filipinas neste domingo (5) provocou a evacuação de localidades nos arredores da montanha diante da chegada de cinzas, e as autoridades alertam para possíveis novos lançamentos
A erupção de um vulcão no leste das Filipinas neste domingo (5) provocou a evacuação de localidades nos arredores da montanha diante da chegada de cinzas, e as autoridades alertam para possíveis novos lançamentos









!["[Os excursionistas] retornaram sãos e salvos", acrescentou. O aeroporto de Manila assinalou que nenhum voo havia sido afetado pela erupção até o momento](https://newr7-r7-prod.web.arc-cdn.net/resizer/v2/7LQATQW7OFPWTCQH3Y7HU3FSU4.jpg?auth=9a3b8e614ec1f5bc827662b584d9f220e82ae9511d2745a8572d83e497e108fb&width=1024&height=682)












