Logo R7.com
RecordPlus

Teoria diz que 3I/Atlas pode estar ligado à perda de contato com sonda da Nasa; entenda

Espaçonave deixou de transmitir sinais para a agência espacial ao mesmo tempo em que o cometa se aproxima da Terra

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A sonda Maven da Nasa perdeu contato enquanto orbitava atrás de Marte.
  • Teorias na internet sugerem que a perda de sinal pode estar relacionada ao cometa 3I/ATLAS.
  • O 3I/ATLAS, um objeto interestelar, não está preso à gravidade do Sol e se aproximará da Terra em breve.
  • Cientistas investigam a anomalia da Maven e buscam uma solução para recuperar os sinais de comunicação.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

3I/Atlas é apenas o terceiro objeto interestelar já confirmado pela ciência Reprodução/Facebook/Satoru Murata

A Nasa anunciou que perdeu contato com a sonda Maven, lançada em 2013. Segundo a agência, a espaçonave deixou de transmitir sinais após passar atrás de Marte. A notícia surge ao mesmo tempo em que o 3I/ATLAS se aproxima da Terra, o que levou algumas pessoas a relacionarem os eventos.

Teorias que circulam na internet sugerem que o visitante interestelar possa estar relacionado à perda de contato com a sonda. Os dois objetos já haviam se “encontrado” no espaço anteriormente. A espaçonave chegou a registrar imagens do cometa e coletou dados que revelaram sua liberação de hidrogênio em grande escala.


LEIA MAIS

O jornal britânico Daily Mail reuniu algumas das especulações que repercutiram nas redes sociais. “Ou a Nasa está mentindo e não vai divulgar as imagens porque sabe o que é, ou o que quer que esteja pilotando o 3I/Atlas derrubou a Maven”, diz um internauta. “Existe alguém que realmente acredita que a MAVEN simplesmente apresentou uma falha?”, indaga outro.

Desde que foi visto pela primeira vez, em 1º de julho, o 3I/Atlas se tornou objeto de pesquisa e alvo de debates e teorias da conspiração. O cometa é apenas o terceiro objeto interestelar já confirmado pela ciência e chamou atenção pelas características incomuns que indicaram que ele não está preso à gravidade do Sol.


O visitante interestelar atingirá sua menor distância da Terra na próxima sexta-feira (19), quando passará a cerca de 270 milhões de quilômetros de distância. Apesar da repercussão, a Nasa classifica o objeto como um cometa e afirma que ele não representa ameaça ao planeta.

Sonda Maven

Lançada no fim de 2013, a sonda passou a operar ao redor de Marte no ano seguinte e completou uma década em órbita em 2024. O objetivo da espaçonave é estudar a atmosfera superior do planeta vermelho e sua interação com o Sol, além de retransmitir sinais de comunicação para os robôs que atuam na superfície.


“A sonda Maven (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) da NASA, em órbita ao redor de Marte, perdeu o sinal de comunicação com as estações terrestres em 6 de dezembro. Os dados de telemetria da Maven indicavam que todos os subsistemas estavam funcionando normalmente antes de a sonda orbitar atrás do Planeta Vermelho. Após a sonda emergir de trás de Marte, a Rede de Espaço Profundo da Nasa não detectou mais nenhum sinal”, informou a agência espacial.

Agora, equipes de cientistas investigam a anomalia e tentam criar uma solução para recuperar os sinais de transmissão. A agência americana afirmou que mais informações serão divulgadas em breve.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.