Terremoto de 8,5 graus atinge todo o Japão

Agência meteorológica local avisa que, até o momento, não há alerta de tsunami

Terremoto de 8,5 graus atinge todo o Japão

País tem infraestrutura desenhada para suportar tremores

País tem infraestrutura desenhada para suportar tremores

Reprodução/japantimes.com

Um terremoto de 8,5 graus na escala Richter foi sentindo neste sábado (30) em praticamente todo o Japão, sem que até agora haja alerta de tsunami, informou a agência meteorológica japonesa.

O terremoto aconteceu às 20h24 local (8h24, em Brasília) e teve seu hipocentro no mar a 590 km de profundidade nas distantes ilhas Ogasawara, pertencentes à Prefeitura de Tóquio.

O Japão se situa sobre o chamado anel de fogo do Pacífico, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e os terremotos são relativamente frequentes, por isso que as infraestruturas do país são especialmente desenhadas para suportar os tremores. 

Após quatro anos, Japão ainda sofre consequências de terremoto, tsunami e radiação

A companhia de energia elétrica local, Tokyo Electric Power Co, afirma que ainda não foram registradas anormalidades em Fukushima, Província que abriga uma central nuclear — e, em 2011, três reatores nucleares da usina sofreram derretimento após um tsunami provocado por um terremoto de magnitude 9,0.

Embora as informações locais deem conta de que o aeroporto de Narita continua operando normalmente, já se sabe que o serviço de trem-bala entre Tóquio e Osaka foi interrompido por falta de energia.

    Access log