Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Terremoto de magnitude 6,1 sacode a costa norte do Peru

Pelo menos 41 pessoas ficaram feridas e 3 em estado grave; maioria das vítimas sofreu contusões menores

Internacional|Da EFE, com AFP

Tremor de 6,1 graus de magnitude não causa mortes e nem danos no Peru
Tremor de 6,1 graus de magnitude não causa mortes e nem danos no Peru Tremor de 6,1 graus de magnitude não causa mortes e nem danos no Peru

Pelo menos 41 pessoas ficaram feridas, três delas gravemente, após um terremoto de 6,1 graus na escala Richter ter abalado nesta sexta-feira a região de Piura, no norte do Peru.

Após o forte terremoto, que foi sentido às 12h10 (local, 14h10 de Brasília), o presidente peruano, Pedro Castillo, deixou o tradicional desfile militar para as celebrações da independência e partiu para Piura, uma região localizada cerca de 990 quilômetros ao norte de Lima.

O diretor do hospital na cidade de Sullana, a 12 quilômetros do epicentro do terremoto, disse à emissora de televisão Canal N que 35 pacientes haviam sido tratados até agora. Já o diretor regional de saúde de Piura, José Nizama, acrescentou que mais seis pessoas feridas haviam sido atendidas na capital regional.

A grande maioria das pessoas afetadas sofreu contusões menores, embora três tenham sofrido lesões mais graves, incluindo uma mulher grávida, um homem adulto e uma menina de dois anos.

Publicidade

O diretor do hospital Sullana relatou que 15 dos feridos já tiveram alta, enquanto outros permanecem sob observação, em alguns casos por fraturas. A gestante teve que ser submetida a uma cirurgia por traumatismo facial.

De acordo com a imprensa local, foi atingida na queda de uma parede, enquanto o homem sofreu um trauma, e a menina caiu do primeiro andar enquanto tentava sair de casa.

Publicidade

O Centro Nacional de Operações de Emergência (COEN) reportou desmoronamentos e deslizamentos de terra na praia La Esmeralda, danos à infraestrutura pública e a casas nos distritos de Sullana e Tambo Grande, em dois templos nas províncias de Paita e Sechura, e nas sedes dos bombeiros de Sullana, Chulucanas, Marcavilca e Bellavista.

O tremor foi registrado às 12h10 locais (14h10 de Brasília), com epicentro 12 quilômetros a oeste da cidade de Sullana, na região de Piura (norte), na fronteira com o Equador, a 36 km de profundidade, segundo o Instituto Geofísico.

Publicidade

O sismo assustou os moradores das cidades de Sullana e Tumbes, e muitos deles foram às ruas por precaução, segundo a imprensa local. "Eu me sinto muito mal", disse à rádio limenha RPP Teresa Lama de Sullana, cidade situada 1.000 km ao norte da capital peruana.

A Direção de Hidrografia e Navegação da Marinha de Guerra do Peru descartou que o sismo provoque uma tsunami e a Defesa Civil não reportou vítimas. "As autoridades competentes estão avaliando [se há] danos nas áreas mais vulneráveis", informou a Defesa Civil em um comunicado.

O Peru é sacudido anualmente por pelo menos uma centena de sismos perceptíveis para a população, pois está situado no chamado Cinturão de Fogo do Pacífico, uma área de ampla atividade sísmica que se estende ao longo da costa oeste do continente americano.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.