Terremoto de magnitude 6,2 atinge ilhas na costa do Japão; não há alerta de tsunami
Tremores foram sentidos em Tóquio, a quase 200 km de distância
Internacional|Do R7, com Reuters e EFE
Um terremoto com magnitude preliminar 6,2 atingiu ilhas na costa leste do Japão nesta quarta-feira (17), mas não foi emitido nenhum alerta de tsunami. O epicentro do tremor foi perto da ilha Miyake, cerca de 180 km ao sul de Tóquio.
A Agência de Meteorologia do Japão informou que o terremoto, com hipocentro a 20 km de profundidade no oceano Pacífico, aconteceu às 17h57 locais (5h22 de Brasília) na ilha vulcânica, e não causou danos.
Houve relatos de deslizamentos de terra na ilha, segundo a emissora NHK.
Essa mesma ilha sofreu em 2000 uma erupção vulcânica que provocou a evacuação de seus habitantes durante cinco anos.
O terremoto produziu uma leve alta no nível do mar e foi sentido na ilha com uma intensidade de 5 graus na escala fechada japonesa, que vai até 7 e tem foco maior nas zonas afetadas do que na intensidade do tremor.
Já nas populosas cidades de Tóquio e Yokohama, situadas no arquipélago, o sismo foi sentido com uma intensidade de 1 e 2 graus na escala japonesa, respectivamente.
O Japão está localizado sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico e sofre terremotos com relativa frequência. Por isso, as normas de construção são muito estritas e há rigorosos protocolos de emergência.
O que acontece no mundo passa por aqui
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia











