Internacional Terremoto de magnitude 6,6 atinge Japão sem alerta de tsunami

Terremoto de magnitude 6,6 atinge Japão sem alerta de tsunami

Tremor ocorreu às 10h27 (local, 22h27 de sexta-feira em Brasília), com epicentro na costa da província de Miyagi, no noroeste do país

Empresa responsável pela operação da central Fukushima Daiichi está verificando se houve irregularidades

Empresa responsável pela operação da central Fukushima Daiichi está verificando se houve irregularidades

Kyodo via Reuters - 13.2.2021

Um terremoto de magnitude 6,6 atingiu o nordeste do Japão neste sábado (hora local), sem que as autoridades japonesas emitissem um alerta ou relatório de tsunami nem reportaram danos materiais até o momento.

O terremoto ocorreu às 10h27 (local, 22h27 de sexta-feira em Brasília), com epicentro ao longo da costa da província de Miyagi e cerca de 60 quilômetros de profundidade sob o fundo do mar. Até o momento, não houve relatos de danos materiais ou ferimentos relacionados ao tremor.

O abalo sísmico atingiu nessa cidade no nordeste do Japão o nível 5 da escala japonesa - que tem um máximo de 7 e se concentra em medir a agitação na superfície e nas áreas afetadas, ao invés da intensidade do tremor.

Em outros espaços do nordeste do país, incluindo partes das cidades de Iwate e Fukushima, o terremoto atingiu o nível 5 ou inferior, de acordo com a Agência Meteorológica do Japão. O abalo também foi sentido fortemente em Tóquio, onde foi registrado um nível 3 na medição local.

A empresa responsável pela operação da central Fukushima Daiichi, onde houve um desastre nuclear há dez anos devido a um maremoto, está verificando se houve irregularidades nesta e em outras de suas fábricas localizadas nas áreas atingidas pelo tremor, segundo a emissora estatal de televisão "NHK".

Últimas