Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Terremoto: Irã recebe ajuda internacional no socorro de vítimas

Tremor deixou mais de 400 mortos e de 7 mil pessoas feridas

Internacional|Andrea Miramontes com agências internacionais

Mais de 400 morreram e 7 mil ficaram feridos
Mais de 400 morreram e 7 mil ficaram feridos Mais de 400 morreram e 7 mil ficaram feridos

Nesta segunda (13), Itália, Turquia, Japão, Catar e Geórgia ofereceram-se para ajudar o Irã com socorro de vítimas nas áreas afetadas pelo terremoto de magnitude 7,3 que atingiu que a região de fronteira entre Irã e Iraque no domingo (12).

O tremor deixou mais de 430 mortos. As informações são da Ansa e da Islamic Republic News Agency (Irna).

Vários líderes e políticos mandaram condolências, como o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, o presidente russo Vladimir Putin, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, e o presidente sul-africano, Jacob Zuma.

Mais de 7 mil ficaram feridos e cerca de 200 pessoas ainda estariam soterradas sob os escombros de um conjunto residencial.

Publicidade

Energia

A tragédia não afetou as 21 barragens de água que geram energia do Irã. De acordo com o Diretor Geral da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos Mohammad Hajj Rasouliha, inspeções já foram feitas e não há problemas nas barragens localizadas a 125 km do centro do tremor.

Publicidade

A exportação de gás para o Iraque não afetada pelo terremoto. Mas o porta-voz da Agência Nacional de Gás Iraniana, Majid Bojarzadeh, disse à agência Irna que o fornecimento de gás foi desconectado para 40 mil iranianos por segurança.

Ainda estão em andamento operações para encontrar qualquer vazamento de gás.

Publicidade

Leia também

Histórico de tremores

Não é a primeira vez que o país passa por um terremoto. Em 2003, um tremor de 6,6 matou 26 mil pessoas em Bam, ao sul do Irã. Em agosto de 2012, um terremoto matou mais de 250 pessoas na província do leste de Azerbaijão.

O presidente do Irã, Hassan Rohani, pediu a colaboração de todos, incluindo equipes de resgate para prestar assistência aos milhares de feridos, como informou a Agência Brasil.

"É imperativo que todos os órgãos responsáveis e de resgate nestas províncias e nas vizinhas trabalhem juntos em plena colaboração para utilizar todas as capacidades disponíveis para proporcionar socorro, alojamento e atendimento aos feridos".

Veja fotos do terremoto que atingiu a fronteira do Irã e Iraque:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.