Internacional Tóxico é eleita a palavra do ano pelo dicionário Oxford

Tóxico é eleita a palavra do ano pelo dicionário Oxford

Dados do site do dicionário mostraram que a palavra recebeu um aumento de 45% das pesquisas e que foi usada em vários contextos

Palavra do ano Oxford

"Tóxico" é eleita a palavra do ano de 2018

"Tóxico" é eleita a palavra do ano de 2018

Reprodução/Flickr

O dicionário britânico Oxford elegeu a palavra do ano de 2018: tóxico. A informação foi divulgada no site da editora responsável por alguns dos principais dicionários da língua inglesa nesta quinta-feira (15).

Todos os anos, o Oxford elege a palavra do ano de acordo com o "humor ou as preocupações do ano que passou e tem um potencial duradouro como termo de significado cultural", de acordo com o site. 

A escolha de 2018 foi baseada não apenas pela popularidade da palavra tóxico. De acordo com o Oxford, foi uma palavra que ganhou muitos significados durante o ano. 

Os dados do dicionário mostram que a palavra recebeu um aumento de 45% das pesquisas no site e que a palavra foi usada em vários contextos, tanto literais quanto metafóricos.

Alguns acontecimentos do ano contribuíram para esse aumento nas pesquisas.

No sentido literal, o envenenamento do ex-espião russo e de sua filha por um componente químico tóxico chamou a atenção das pessoas, que passaram a usar a palavra para buscar coisas relacionadas ao assunto.

Já metafóricamente, os movimentos feministas como o #MeToo, colocaram em evidencia conceitos de mascuinidade tóxica e relacionamentos tóxicos. Os escândalos de abusos nas indústrias de entretenimento e eventos políticos, como a audiência do comitê judiciário de Brett Kavanaugh no Senado, contribuíram para colocar a palavra ainda mais em evidência.

Na publicação, foi realizado um top 10 palavras que foram pesquisadas ao lado de "tóxico/tóxica". Entre elas estão: substância, masculinidade, relacionamentos, gás e cultura.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Cristina Charão