Logo R7.com
RecordPlus

‘Transação estilo Trump’: entenda o que define a posição dos EUA na mediação de Rússia x Ucrânia

Para especialista em segurança, oferta russa é melhor que a ucraniana para os interesses de Washington

Internacional|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • As negociações entre Rússia e Ucrânia ocorrem em meio a uma oferta russa considerada melhor que a ucraniana, segundo especialista.
  • Um encontro marcado para 17 e 18 de fevereiro em Genebra visa buscar uma solução para o conflito, que se aproxima de quatro anos.
  • O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirma que a única maneira de alcançar a paz é pressionando os EUA, mas especialistas duvidam da motivação dos norte-americanos.
  • Fala-se que a Rússia estaria oferecendo melhores termos de acordo aos EUA do que a Ucrânia pode oferecer, no que é descrito como uma "transação estilo Trump".

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Os russos se antecipam a qualquer movimento ucraniano, na análise de Ricardo Cabral, especialista em segurança e estratégia internacional. Segundo ele, Moscou faz exatamente o contrário de Kiev: enquanto a Ucrânia pressiona os Estados Unidos com uma imposição de paz à Rússia, esta oferece acordos em troca do afrouxamento de sanções.

O Kremlin anunciou uma nova rodada de negociações com a Ucrânia para os dias 17 e 18 de fevereiro. Segundo porta-voz, representantes dos dois países e dos EUA vão se reunir em Genebra para tentar encontrar uma solução para o conflito, prestes a completar quatro anos.


Mesa de negociação entre Rússia e Ucrânia, mediada pelos EUA
Especialista não acredita que norte-americanos estejam dispostos a pressionar os russos Reprodução/Record News

Moscou permanece firme nas exigências de concessões, que Kiev rejeita por considerar que seriam equivalentes a uma rendição. Enquanto isso, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky cobra mais pressão norte-americana sobre os russos.

“Hoje o Zelensky deu uma declaração que entre uma paz ruim e a continuidade da guerra, ele prefere a continuidade da guerra. Não sei com que ele vai lutar. Hoje é um país falido, hoje tem um déficit enorme na linha de frente, falta energia, faltam homens, quer dizer, a gente não sabe direito o que o motiva a continuar a guerra”, diz Cabral em entrevista ao Conexão Record News.


O líder ucraniano já declarou que Washington deseja encerrar o conflito até junho. No entanto, segundo ele, a única maneira de chegar a um acordo de paz é pela pressão. Mas o especialista não acredita que os norte-americanos estejam tão motivados a pressionar os russos.

Zelensky também afirmou que a Rússia ainda não deu certeza da participação nas próximas rodadas de negociações. Fontes ouvidas pela Reuters afirmam que os EUA haviam proposto um encontro trilateral em Miami.


“A Rússia está oferecendo para os Estados Unidos um acordo melhor do que o Zelensky é capaz de oferecer. Até porque o Zelensky, muitas das minas que ele disse que poderia entregar para os americanos, elas já foram leiloadas para alemães, franceses e britânicos. É transação com estilo Trump. ‘O que você vai me dar para trabalhar para você?’ E é isso que nós vamos ver”, conclui o especialista.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.