Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Transcrição mostra Trump pedindo que Ucrânia investigue seu opositor

Memorando sobre telefonema entre presidente dos EUA e ucraniano Zelenskiy, que motiva pedido de impeachment, foi divulgado pela Casa Branca

Internacional|Do R7, com Reuters

Casa Branca divulgou íntegra de telefonema de Trump a Zelenskiy, da Ucrânia
Casa Branca divulgou íntegra de telefonema de Trump a Zelenskiy, da Ucrânia

A transcrição do telefonema entre Donald Trump, e o líder da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, feita em julho, mostra o presidente dos EUA pedindo que os ucranianos investigassem se o ex-vice-presidente Joe Biden suspendera uma investigação contra uma empresa em que seu filho trabalhava.

O memorando divulgado pelo governo norte-americano nesta quarta-feira (25) é composto das notas de assessores feitas durante o telefonema e não exatamente a íntegra da conversa.

Na terça-feira, após o anúncio de que a Câmara dos Representantes no Congresso abriu uma investigação que pode resultar no impeachment de Trump, o presidente havia dito que divulgaria a íntegra do telefonema.

Biden é pré-candidato à presidência dos EUA e, no momento, aparece na frente das pesquisas da prévias dos Democratas.


Segundo o texto divulgado oficialmente, Trump também sugeriu a Zelenskiy que as autoridades ucranianas poderiam pedir auxílio ao seu advogado pessoal, Rudolph Giuliani, e o procurador-geral de governo dos EUA, William Barr.

"Fala-se muito sobre o filho de Biden, que Biden interrompeu a investigação e muitas pessoas querem descobrir isso, então o que quer que você possa fazer com o procurador-geral seria ótimo", disse Trump durante a ligação, segundo a transcrição disponibilizada pelo Departamento de Justiça.


"Biden saiu por aí se vangloriando de ter impedido a investigação, então, se você puder conferir isso... Parece horrível para mim", disse o presidente dos EUA, de acordo com o documento.

Telefonema e impeachmet de Trump


A ligação entre Trump e o presidente ucraniano foi divulgada na semana passada pelo jornal The Wall Street Journal, que a obteve das mãos de um informante de dentro do governo. A identidade do informante é mantida em sigilo e a íntegra da gravação que este teria entregado à imprensa ainda não foi divulgada.

A solicitação do presidente dos EUA para que um líder estrangeiro investigasse seu principal opositor foi considerada pelos representantes da Câmara abuso de poder e interferência externa no processo eleitoral.

Segundo o informante responsável pela primeira acusação, Trump teria pressionado Zelenskiy a levar a investigação contra Biden adiante ameaçando suspender a ajuda militar dos EUA à Ucrânia, que vive uma conflito interno com separatistas russos.

No texto divulgado hoje pela Casa Branca, não há menção ao apoio militar.

A ligação, de trinta minutos, rendeu cinco páginas de transcrição.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.