Trio que usou IA para estudar estrutura de proteínas conquista Nobel de Química 2024
A temporada de premiações continua nesta quinta (10), com a entrega da honraria na área da literatura
Internacional|Do R7, em Brasília
O Prêmio Nobel de Química deste ano foi entregue nesta quarta-feira (9) a um trio de cientistas que estudaram a estrutura de proteínas. David Baker, dos EUA, Demis Hassabis e John Jumper, do Reino Unido, vão dividir um prêmio de 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 5,8 milhões) em uma cerimônia com a presença do rei sueco, Carlos XVI Gustavo. Desde 1901, já foram concedidos 115 prêmios de Química. A temporada de premiações continua nesta quinta-feira (10), com a entrega da honraria na área da literatura.
Veja mais
A pesquisa do trio focou em decifrar as moléculas de proteína com o auxílio da IA (inteligência artificial) e da computação. Este não é o primeiro trabalho premiado que utiliza a IA, já que o Nobel de Física foi entregue a cientistas que pesquisaram o aprendizado de máquinas e redes artificiais. A página da Universidade de Washington, onde Baker realiza os estudos, traz mais detalhes sobre a pesquisa premiada: se trata da criação de um software capaz de criar moléculas que resolvem desafios em medicina, tecnologia e sustentabilidade. “Entre seus trabalhos recentes está o desenvolvimento de métodos poderosos de aprendizado de máquina para gerar proteínas funcionais”, afirma o texto.
Entenda
As proteínas são moléculas que fortalecem os nossos músculos, repetem, copiam e reparam o DNA. “Elas são as bombas que mantém nossos neurônios e cérebro prontos para funcionar”, explicou o comitê do Nobel. Uma molécula de proteína é constituída de milhares de átomos, ou seja, o funcionamento bioquímico de uma proteína é determinado pela posição exata de cada um deles no espaço e na relação ente eles mesmos.
“Para entender como a vida funciona, primeiro precisamos entender a forma das proteínas. Por isso, tem sido um sonho ao longo da história aprender e prever a estrutura das proteínas e conhecer sua sequência de aminoácidos. Por várias décadas, isso foi considerado impossível. Porém, há quatro anos, em 2020, Hassabis e Jumper conseguiram quebrar o código, com o uso de inteligência artificial, eles conseguiram prever a complexa estrutura de, essencialmente, toda proteína conhecida.”, ressaltou o comitê.
Já o feito de Baker foi dar um passo além. “Outro sonho de cientistas tem sido a possibilidade de construir novas proteínas e aprender a usar a grandiosidade da natureza para os nossos propósitos. Esse foi o problema que David Baker resolveu”, completou.
Nobel
O prêmio foi criado pelo químico e inventor da dinamite, o sueco Alferd Nobel. O cientista deixou a maioria da fortuna para subsidiar a criação de prêmios nas áreas de literatura, física, química, paz e medicina. Hoje, a honraria também é entregue para estudiosos de economia. Cada ganhador recebe, além da premiação em dinheiro, uma medalha de ouro e um diploma.