Tropas da Síria capturam cidade estratégica no norte do país
Forças sírias e russas intensificaram ataques contra os insurgentes e radicais que se encontram ao redor da região desmilitarizada no nordeste do país
Internacional|Da EFE
As forças do Governo da Síria e seus aliados tiraram o controle dos insurgentes da cidade estratégica de Qalaat al Madiq, situada no norte de Hama, no noroeste da Síria, um território de onde se lançavam ataques russos contra a base de Hamimim, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos, nesta quinta-feira (9).
As forças sírias e russas, seu principal aliado, intensificaram os ataques há mais de uma semana contra os grupos insurgentes e radicais que se encontram ao redor da região desmilitarizada pactuada entre Rússia e Turquia no nordeste da Síria.
Leia também
O Observatório informou que os combatentes da Organização de Libertação do Levante, aliança na qual está incluída a ex-filial síria da Al Qaeda, assim como os da aliança rebelde Frente Nacional para a Libertação se retiraram esta madrugada da região, situada na fronteira com a província de Idlib, e as tropas de Damasco ocuparam a população.
De Qalaat al Madiq, devido a sua proximidade geográfica, as facções insurgentes lançaram ataques contra Hamimim, aeroporto de onde decolam e aterrissam os aparelhos russos nas suas operações no resto da Síria, situado na província mediterrânea de Latakia.
Abdel Muin al Masri, líder da facção Exército da Vitória, integrada na Frente Nacional para a Libertação, afirmou à agência EFE por telefone que ainda há "confrontos fortes" e que por enquanto as tropas sírias não tinham controlado "totalmente" o povoado.