Internacional Tropas russas chegam a Belarus para exercícios de combate

Tropas russas chegam a Belarus para exercícios de combate

Segundo autoridades bielorrussas, deslocamento ocorreu por conta das crescentes tensões com os países ocidentais e a Ucrânia

AFP
O presidente da Belarus, Alexander Lukashenko, participa de uma cúpula em São Petersburgo

O presidente da Belarus, Alexander Lukashenko, participa de uma cúpula em São Petersburgo

Kremlin via Reuters - 28.12.2021

As autoridades bielorrussas anunciaram, nesta terça-feira (18), a chegada de um número indeterminado de soldados russos para exercícios de "preparação para o combate", justificando esse deslocamento pelas crescentes tensões com os países ocidentais e a Ucrânia. 

"Os próximos exercícios de preparação e de combate acontecem, devido ao agravamento da situação político-militar no mundo e ao aumento contínuo das tensões na Europa, sobretudo, nas fronteiras oeste e sul de Belarus", afirmou o Ministério.

Estes exercícios acontecem em duas etapas. A primeira, de agora até 9 de fevereiro, inclui o envio de tropas russas e bielorrussas para "zonas ameaçadas", para proteção das infraestruturas estatais e militares e preservação do espaço aéreo.

E, de 10 a 20 de fevereiro, em várias bases militares em Belarus, serão realizadas as manobras propriamente ditas, chamadas "Determinação da união 2022", uma referência à aliança russo-bielorrussa.

O presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, anunciou estas manobras na última segunda-feira (17), mas não havia especificado datas.

Ele justificou a mobilização militar frente ao reforço do dispositivo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na Polônia e nas fronteiras do seu país.

Últimas