Trump abandona reunião com democratas sobre paralisação
Presidente dos EUA se irrita com recusa da oposição em aprovar orçamento para construir o muro na fronteira com o México e sai de encontro
Internacional|Do R7
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (9) que a reunião com as lideranças democratas no Congresso, Nancy Pelosi e Chuck Schumer, para tentar solucionar a paralisação parcial do governo foi uma "perda total de tempo" e reiterou que não haverá acordo sem que o financiamento da construção do muro na fronteira com o México esteja no orçamento.
"Acabo de sair da reunião com Chuck e Nancy, uma perda total de tempo", afirmou o presidente americano no Twitter, enquanto a oposição reclamava de Trump ter terminado o encontro abruptamente.
"Perguntei o que iria ocorrer em 30 dias se eu rapidamente desbloqueasse a situação, eles aprovariam a segurança na fronteira que inclui um muro ou uma barreira de aço: Nancy disse 'NÃO'. Eu disse 'tchau-tchau', nada mais funciona!", escreveu Trump.
Em declarações a jornalistas que aguardavam o término do encontro, o líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer, criticou o comportamento de Trump.
Leia também
Há uma crise humanitária na fronteira entre EUA e México? O que os números dizem
Filho de Trump compara muro na fronteira a cerca de zoológico
Trump ainda cogita declarar emergência por muro na fronteira
Câmara desafia Trump e aprova orçamento sem dinheiro de muro
A polarização revelada pela disputa mais feroz da história moderna dos EUA
"Infelizmente, o presidente se levantou e foi embora", disse.
Segundo Schumer, Trump afirmou que não havia nada mais para discutir depois de a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, ter negado aprovar o financiamento para as obras do muro.
Antes, em um lanche com congressistas republicanos no Capitólio, o presidente americano afirmou que o muro é uma "necessidade" e disse estar disposto a manter a paralisação parcial do governo o tempo que for necessário para conseguir as verbas para o projeto.
Na noite de ontem, Trump fez um discurso em rede nacional de televisão sobre a questão e afirmou que há uma "crise humanitária e de segurança crescente" na fronteira com o México. Para resolver o problema, ele pede um financiamento de US$ 5,7 bilhões.
A imprensa americana ressaltou que Trump fez várias afirmações falsas ou omitiu dados durante o discurso.
Depois do discurso de Trump, a oposição democrata, que controla a Câmara dos Representantes, disse que manterá a posição de se negar a disponibilizar a verba para a obra desejada pelo presidente.
A falta de acordo entre democratas e republicanos sobre o orçamento federal provocou a paralisação parcial do governo, que completou 19 dias nesta quarta.
Diferentes órgãos estão sem funcionar plenamente devido à falta de recursos e cerca de 420 mil funcionários do governo, considerados essenciais, estão trabalhando sem receber.
Trump irá na quinta-feira (10) para o Texas, onde se encontrará com as autoridades locais para acompanhar a situação em primeira mão na região.