Trump afirma ser alvo de 'instrumentalização sem precedentes da justiça'
Ex-presidente dos EUA será indiciado por crimes relacionados à sua tentativa de tentar reverter o resultado da eleição 2020
Internacional|Do R7
Horas antes de comparecer perante um tribunal de Washington, Donald Trump, acusado de conspirar para inverter o resultado das eleições presidenciais de 2020, afirmou estar sendo alvo de uma "instrumentalização sem precedentes da 'Justiça'".
"Agora estou indo para Washington, DC, para ser preso por questionar uma eleição corrupta, fraudada e roubada", postou o ex-presidente em uma série de mensagens desafiadoras em sua plataforma Truth Social.
"É uma grande honra, porque estou preso por você. Torne a América grande novamente!!!", acrescentou.
Em um e-mail de arrecadação de fundos, Trump criticou seu rival, o presidente Joe Biden, por monitorar "uma ditadura distópica do Terceiro Mundo que apenas temporariamente assumiu o controle de nossa outrora grande e livre República".
Favorito para a indicação republicana para as eleições presidenciais de 2024, Trump também acusou Biden em sua plataforma social de ordenar ao Departamento de Justiça que o acusasse de "todos os crimes que podem ser inventados".
Eles querem, diz ele, forçá-lo a "gastar muito tempo e dinheiro se defendendo".
Trump já gastou milhões de dólares com advogados, quase esgotando seus fundos de campanha, para os quais arrecadou até agora mais de US$ 54 milhões (R$ 256,19 milhões) em seis meses, bem mais do que seus rivais republicanos.
"Os democratas não querem concorrer contra mim, senão não recorreriam a essa instrumentalização inédita da 'Justiça'. Mas logo, em 2024, será a nossa vez", disse.
"Preciso de mais um indiciamento para garantir minha eleição", acrescentou.