Logo R7.com
RecordPlus

Trump ameaça impor tarifas a países que não apoiem posição dos EUA sobre a Groenlândia

Presidente americano afirma que plano é para evitar atuação da Rússia e China na região do Ártico

Internacional|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Donald Trump ameaça impor tarifas a países que não apoiem a posição dos EUA sobre a Groenlândia.
  • Presidente americano vê a ilha como estratégica para a segurança nacional e geopolítica, especialmente contra a Rússia e China.
  • As declarações foram feitas em meio ao aumento da presença militar de países da OTAN na região.
  • Trump defende sua política tarifária e aguarda um julgamento favorável na Suprema Corte sobre o uso de tarifas.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Trump diz que controle da Groenlândia é fundamental para segurança nacional dos EUA Evelyn Hockstein/Reuters - 16.01.2026

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a recorrer ao discurso de pressão comercial ao afirmar que “pode impor uma tarifa a países que não concordarem com a Groenlândia”, vinculando diretamente política comercial a objetivos de segurança nacional e geopolítica. Segundo Trump, a ilha é estratégica e os EUA precisam da Groenlândia para sua segurança nacional, em referência ao papel do território no Ártico diante de uma suposta atuação de Rússia e China na região - argumento utilizado pelo republicano para reivindicar o território autônomo dinamarquês.

As declarações, feitas em evento na Casa Branca nesta sexta-feira, ocorrem em meio ao aumento da presença militar europeia na região. Países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), como Alemanha e França, anunciaram o envio de militares à Groenlândia sob liderança dinamarquesa, enquanto os EUA já mantêm uma base no território.


Trump, no entanto, insiste que a segurança da ilha exige uma postura mais firme de Washington.

Paralelamente, o presidente voltou a defender a legalidade de sua política tarifária ao comentar o julgamento em curso na Suprema Corte dos Estados Unidos sobre o uso da Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA, em inglês).


Trump disse esperar ganhar o caso das tarifas na Suprema Corte. “Caso contrário, será uma vergonha para os EUA”, afirmou. Anteriormente, na Truth Social, ele argumentou que uma derrota judicial seria “um desastre para a segurança nacional”.

Para Trump, as tarifas são parte central da estratégia de proteção do país. Ele sustenta que decisões contrárias ao governo poderiam gerar custos de “centenas de bilhões de dólares” e comprometer investimentos.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.