Logo R7.com
RecordPlus

Trump chama Maduro de terrorista e diz que EUA vão ‘acabar com cartéis’ e manter embargo total ao petróleo

Em coletiva, presidente afirma que Venezuela enviou criminosos aos Estados Unidos e roubou prosperidade americana

Internacional|Joice Gonçalves, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News
Donald Trump fez primeiro pronunciamento oficial após captura de Maduro Jonathan Ernst/REUTERS - 03.01.2026

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convocou uma coletiva de imprensa neste sábado (3) para comentar desdobramentos recentes em relação à Venezuela, após ter capturado Nicolás Maduro. Durante o pronunciamento, Trump justificou as decisões do governo e elevou o tom ao acusar Maduro de terrorismo, tráfico internacional e ameaças diretas à segurança dos Estados Unidos.

Durante a entrevista, Donald Trump, classificou Maduro como “ditador” e “terrorista”. Segundo o presidente norte-americano, o ditador promoveu ao longo dos anos “campanhas de terror, violência e instabilidade regional” e deverá, assim como sua esposa, responder à Justiça norte-americana.


LEIA MAIS

“O que eles fizeram foi mandar chefes do tráfico e tudo o que há de pior para os Estados Unidos. Roubaram petróleo, roubaram prosperidade americana. Isso não vai mais acontecer”, afirmou Trump, em declaração marcada por acusações duras contra o regime venezuelano.

O presidente norte-americano também afirmou que Maduro teria visitado pessoalmente instalações ligadas ao chamado Cartel de los Soles, organização que Washington associa a crimes transnacionais, tráfico de drogas e atuação conjunta com cartéis armados. Para Trump, o governo venezuelano foi responsável por ações criminosas que afetaram diretamente a segurança regional e comunidades dentro dos Estados Unidos.


“A Venezuela estava com armas que nós possuíamos, provavelmente agindo junto com cartéis, e essas armas foram usadas contra nós”, declarou. Em outro momento, Trump responsabilizou administrações anteriores pelo agravamento do cenário. “Por décadas, nossos governos foram negligentes e, em alguns casos, contribuíram para essa escalada no Ocidente. Neste governo americano, isso será completamente diferente”, disse.

Trump afirmou ainda que sua gestão vai endurecer o combate ao crime organizado e ao terrorismo. “Nós vamos assegurar nossas fronteiras, acabar com cartéis e terroristas. Essa é uma operação extremamente bem-sucedida. O embargo total sobre o petróleo permanece, e todas as ferramentas militares poderão ser utilizadas”, declarou.


Ao encerrar, o presidente reforçou o discurso contra Maduro e disse que os venezuelanos “estão livres”. “A América está orgulhosa porque não permitiu que essa pessoa horrível permanecesse no poder”, concluiu.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.