Trump cogita encerrar separação de famílias de imigrantes, diz Fox
O governo Trump tem sido duramente criticado pela política de separações de famílias e detenções de crianças na fronteira com o México
Internacional|Cristina Charão, do R7, com Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está cogitando assinar um decreto, nesta quarta-feira (20), que permitiria que filhos permaneçam com seus pais imigrantes detidos pelo serviço de imigração enquanto aguardam os processos judiciais, disse a rede de TV norte-americana Fox News, citando fontes não identificadas.
Leia também
EUA: orfanatos no Texas recebem imigrantes bebês separados dos pais
Separação de famílias nos EUA é "desumana" e "racista", diz México
Ex-assessor de Trump faz pouco caso de separação de famílias imigrantes
Advogado de brasileira separada do neto nos EUA enumera abusos
Como são as 'jaulas' em que os EUA estão detendo filhos de imigrantes sem documentos
O governo Trump tem sido duramente criticado pela política de separações de famílias e detenções de crianças na fronteira com o México, principalmente após a divulgação de vídeos de jovens em celas e uma gravação em áudio de crianças chorando que geraram protestos no país e forte condenação no exterior.
O aceno de Trump para agir diretamente sobre a questão da separação de famílias surge no momento em que o Congresso discute a revisão das leis de imigração. Os Republicanos mostram-se divididos sobre a questão das crianças imigrantes e não há sinais de que os congressistas levem adiante uma lei proibindo a separação.
Para Trump, o desafio é conseguir aprovar suas promessas de endurecimento das leis, incluindo a construção do muro na fronteira com o México, agora que está pressionado por uma crescente oposição às políticas de imigração resultantes da divulgação de casos de crianças, adolescentes e até bebês separados dos familiares imigrantes.