Logo R7.com
RecordPlus

Trump demonstrou interesse em reunião com Lula, possivelmente na Malásia, diz imprensa dos EUA

Os dois presidentes estarão no país para participar da 47ª Cúpula da Asean

Internacional|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Trump demonstrou interesse em se reunir com Lula na Malásia durante a cúpula da Asean.
  • Funcionário da Casa Branca indicou que há discussões sobre facilitar o encontro após conversa telefônica entre os presidentes.
  • O governo brasileiro ainda não confirmou oficialmente a reunião; estratégias de discussão estão sendo planejadas.
  • Além de tarifas, relações dos EUA com Venezuela e Colômbia também estarão na pauta, mas não se tratará de política interna do Brasil.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Trump demonstrou interesse em se reunir com Lula The White House

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demonstrou interesse em se reunir com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em um encontro que pode ocorrer durante a cúpula da Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático), na Malásia segundo a imprensa americana, que cita anonimamente um funcionário da Casa Branca.

Um funcionário da Casa Branca informou à Reuters que havia “discussões sobre a possibilidade de facilitar tal encontro” na Malásia, após uma ligação telefônica recente entre Lula e Trump.


Na segunda-feira (20), o Itamaraty havia adiantado que a reunião poderia ocorrer no domingo (26). Autoridades atualmente discutem a realização da reunião entre os dois no país asiático, informa a mídia dos EUA.

Veja mais

O governo brasileiro ainda não confirmou oficialmente o encontro, uma vez que o anúncio também não foi feito pela Casa Branca. De acordo com a Bloomberg, a estratégia de Brasília é aguardar que Trump apresente suas demandas antes de colocar suas próprias propostas sobre a mesa, conforme duas fontes com conhecimento direto das discussões.


Os dois presidentes estarão no país para participar da 47ª Cúpula da Asean, e o local foi considerado adequado por ambos os lados por ser “neutro”.

Lula e Trump se encontraram pessoalmente pela primeira vez durante a Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova York, de forma breve. Em seguida, conversaram por telefone, ocasião em que Lula teria pedido a Trump que revisse a sobretarifa de 40% sobre determinados produtos brasileiros.


Além do tema tarifário, também deve entrar na pauta a escalada das tensões entre os Estados Unidos e dois países da América Latina — Venezuela e Colômbia.

A diplomacia brasileira pretende atuar com cautela nesse encontro, sem expectativa de soluções imediatas. Está claro, porém, que não serão discutidos assuntos relacionados à política interna do Brasil.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.