Trump diz que ação terrestre dos EUA contra supostas redes de narcotráfico na Venezuela começará ‘muito em breve’
Presidente dos EUA ligou para militares e afirmou que país atuará contra redes de narcotráfico terrestre
Internacional|Alejandra Jaramillo, da CNN
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Donald Trump sugeriu na quinta-feira (27) que os Estados Unidos estão se preparando para tomar novas medidas contra supostas redes de narcotráfico na Venezuela. A militares, por telefone, ele disse no Dia de Ação de Graças que os esforços para ataques em terra começarão “muito em breve”.
“Nas últimas semanas, vocês têm trabalhado para deter os narcotraficantes venezuelanos, que são muitos. É claro que não há muitos entrando pelo mar atualmente”, disse Trump aos militares na ligação.
“Vocês provavelmente notaram que as pessoas não querem mais fazer entregas por mar, e começaremos a impedi-las também por terra”, continuou o presidente. “Por terra é mais fácil, mas isso começará muito em breve.
“Nós os avisamos: parem de enviar veneno para o nosso país”, acrescentou Trump.
Os comentários de Trump sugerem que ele já tomou uma decisão sobre o curso de ação na Venezuela após diversas reuniões de alto nível e uma crescente demonstração de força dos EUA na região no início deste mês.
Trump designou o presidente venezuelano Nicolás Maduro e seus aliados no governo como membros de uma organização terrorista estrangeira no início desta semana.
A designação do “Cartel de los Soles”, uma expressão que, segundo especialistas, descreve mais um suposto grupo corrupto do governo do que um grupo de crime organizado, como organização terrorista estrangeira, autorizará Trump a impor novas sanções contra bens e infraestrutura de Maduro. No entanto, de acordo com especialistas jurídicos, a designação não autoriza explicitamente o uso de força letal.
Os militares dos EUA acumularam mais de uma dúzia de navios de guerra e 15.000 soldados na região como parte da chamada “Operação Lança do Sul”, denominada pelo Pentágono. Os militares dos EUA mataram mais de 80 pessoas em ataques com barcos como parte da campanha contra o narcotráfico.
LEIA TAMBÉM
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp








