Trump diz que conflito entre Turquia e Síria não é problema seu
Declaração aconteceu antes de vice-presidente e secretário de Estado se encontrarem com presidente turco, Recep Erdogan, para buscar cessar-fogo
Internacional|Da EFE
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (16) que o país que lidera não tem relação com a ofensiva militar que o governo da Turquia empreende contra milícias curdo sírias.
"Se a Turquia entra na Síria, isso é entre Turquia e Síria. Não é nosso problema", disse o chefe de Estado, em entrevista coletiva concedida na Casa Branca, onde recebeu o presidente da Itália, Sergio Matarella.
EUA sancionam ministros turcos e exigem cessar-fogo imediato na Síria
Curiosamente, Trump deu as declarações pouco antes da chegada do vice-presidente, Mike Pence, e do secretário de Estado americano, Mike Pompeo, ao território turco, onde se reunirão com o presidente Recep Tayyp Erdogan, para tentar buscar o cessar-fogo.
Sobre essa questão, Trump afirmou que seu país está buscando com que Ancara faça o que é certo: "Queremos ver guerras terminadas", ressaltou.
Na sua opinião, "os curdos estão muito mais seguros agora. Eles sabem lutar. Eles não são anjos".
Os EUA se envolveram na guerra na Síria em setembro de 2014, meses depois que o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) proclamasse um califado neste país e no Iraque.
Sua participação no conflito está dentro da estrutura da coalizão internacional contra o EI, liderada por Washington e que contou com a colaboração das milícias curdo-sírias para derrotar os jihadistas.
Hoje, o governo turco confirmou que o presidente Recep Tayyip Erdogan se encontrará amanhã com Pence e Pompeo, mesmo tendo dito anteriormente que não falaria com eles, dando a entender que apenas se reuniria com Donald Trump.