Trump diz que EUA atingiram porto da Venezuela onde drogas eram supostamente carregadas
Ação faz parte da campanha militar contra o governo de Nicolás Maduro
Internacional|Kevin Liptak e Donald Judd, da CNN Internacional
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O presidente Donald Trump disse que os EUA (Estados Unidos) desativaram uma “grande instalação” na semana passada como parte de uma campanha de pressão contra a Venezuela, mas forneceu poucos detalhes adicionais sobre a ação.
“Nós acabamos de destruir — não sei se você leu ou viu — eles têm uma grande usina, ou uma grande instalação, de onde os navios vêm. Duas noites atrás, nós a destruímos. Então, nós os atingimos com muita força,” disse Trump a John Catsimatidis, doador republicano e apresentador de um programa de rádio americano. A entrevista ocorreu na sexta-feira (26).
Questionado por mais detalhes na segunda-feira (29) enquanto falava com repórteres em Mar-a-Lago, Trump disse que “houve uma grande explosão na área do cais onde eles carregam os barcos com drogas” e que uma “área de implementação” “não existe mais.”
LEIA MAIS:
Pressionado sobre se os militares dos EUA ou uma entidade como a CIA estava por trás da operação, Trump não quis dizer.
“Eu não quero dizer isso,” disse Trump à CNN Internacional. “Eu sei exatamente quem foi, mas não quero dizer quem foi. Mas você sabe, foi ao longo da costa.”
Os comentários surgiram em meio a perguntas sobre a atual campanha militar dos EUA contra a Venezuela e seu líder Nicolás Maduro, incluindo ataques a supostos barcos de drogas e um bloqueio de petroleiros sancionados.
A Casa Branca não respondeu a um pedido de comentário sobre o assunto na manhã de segunda-feira. Não estava claro a qual instalação o presidente estava se referindo nem onde ela estava localizada.
Um oficial dos EUA disse que o presidente estava descrevendo uma instalação de drogas, mas se recusou a fornecer mais detalhes sobre a ação. Não houve relatos da Venezuela sobre uma grande instalação como a descrita pelo presidente sendo destruída.
Trump vem ameaçando ataques terrestres na Venezuela há semanas, enquanto os EUA lançaram ataques destruindo 30 barcos no Mar do Caribe e no leste do Oceano Pacífico.
Autoridades americanas disseram anteriormente que os alvos poderiam incluir instalações de produção de drogas ou rotas conhecidas de tráfico.
O presidente também autorizou uma ação secreta da CIA dentro da Venezuela como parte da campanha para aumentar a pressão sobre Maduro.
Durante uma chamada telefônica na véspera de Natal para as tropas a bordo do USS (Navio dos Estados Unidos) Gerald Ford, que Trump ordenou recentemente que fosse implantado no Mar do Caribe, Trump chamou a região de um “lugar interessante” para se estar e disse que os EUA estariam “indo atrás da terra.”
Se o momento a que o presidente se referiu durante sua entrevista estiver correto, o ataque à instalação teria ocorrido na mesma época.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














