Trump diz que Zelensky “não tem nada até que eu aprove”
Discussão principal será sobre questões territoriais referentes à guerra da Rússia e Ucrânia
Internacional|Da Reuters
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse ao site Político que Volodymyr Zelensky “não tem nada até que eu aprove”, poucos dias antes de uma reunião prevista para o fim de semana com o presidente ucraniano.
“Ele não tem nada até que eu aprove”, disse Trump em uma entrevista publicada nesta sexta-feira (26). “Então, veremos o que ele tem.”
O presidente republicano acredita que pode ter uma reunião produtiva.
LEIA MAIS:
Zelensky vai discutir no domingo questões territoriais — principal obstáculo nas negociações para acabar com a guerra da Rússia na Ucrânia — com Trump na Flórida.
Reunião de domingo
Ao anunciar a reunião, Zelensky disse que “muita coisa pode ser decidida antes do Ano Novo”, uma vez que Washington se esforça para acabar com a guerra da Rússia na Ucrânia, conflito mais mortal da Europa desde a Segunda Guerra Mundial.
“Quanto às questões sensíveis: discutiremos Donbas e a usina nuclear de Zaporizhzhia. Certamente discutiremos outras questões também”, disse o ucraniano a jornalistas em um bate-papo no WhatsApp.
Mais tarde, a Axios citou declaração de Zelensky segundo a qual ele espera chegar a um acordo sobre um plano de paz com Trump durante a reunião e estaria disposto a levar essa lista de pontos a um referendo na Ucrânia caso a Rússia concorde com um cessar-fogo.
Moscou quer que a Ucrânia se retire de trechos da região oriental de Donetsk que as tropas russas não conseguiram ocupar durante quase quatro anos de guerra.
A Rússia busca o controle total de Donbas, que compreende as regiões de Donetsk e Luhansk. Kiev quer que os combates sejam interrompidos nas linhas de batalha atuais.
Em busca de um acordo, os EUA propuseram uma zona econômica livre se a Ucrânia deixar a área. A proposta não fornece detalhes sobre como a zona funcionaria.
As questões territoriais continuam sendo um obstáculo para o avanço das negociações. Quaisquer compromissos sobre o território devem ser decididos pelo povo ucraniano em um possível referendo, defende Zelensky.
A usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa, está localizada na linha de frente e é controlada pelas forças russas.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














