Trump diz um dia antes da COP30 que Amazônia foi destruída para construção de rodovia
Presidente dos Estados Unidos afirmou neste domingo que o caso ‘se tornou um grande escândalo’
Internacional|Do Estadão Conteúdo

Um dia antes do início oficial da COP30 em Belém, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou em sua rede social, a Truth Social, neste domingo (9), uma mensagem dizendo que a Amazônia foi destruída para a construção de uma estrada.
“Eles destruíram a floresta amazônica no Brasil para a construção de uma rodovia de quatro faixas para que ambientalistas pudessem viajar”, escreveu Trump na mensagem, ressaltando que o caso “se tornou um grande escândalo”.
Junto com a mensagem, Trump postou um vídeo de quatro minutos de uma rede de tv americana, com uma reportagem do enviado da emissora a Belém para cobrir a COP30.
Na reportagem, o editor Marc Morano diz, com uma imagem de Belém ao fundo, que mais de 100 mil árvores foram cortadas na Amazônia para construir a estrada e mostrar como o “governo brasileiro está cuidando da floresta tropical”.
Ainda na reportagem postada por Trump, o jornalista destaca que pela primeira vez não há uma delegação oficial dos Estados Unidos em uma conferência das Nações Unidas sobre o clima desde 1992. Mesmo países europeus estão deixando esses compromissos de lado, ressalta o jornalista.
A reportagem fala ainda da queda das vendas de carros elétricos e de demissões em fábricas nos Estados Unidos.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
