Trump e Boris Johnson chegam a acordo para expandir relações
Comunicado da Casa Branca informa que líderes vão aprofundar acordos econômicos após a saída do Reino Unido da União Europeia em outubro
Internacional|Da EFE
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou a um acordo com o novo primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, para "aprofundar e expandir imediatamente as relações econômicas bilaterais" após a saída britânica da União Europeia (UE), informou nesta segunda-feira (29) a Casa Branca em comunicado.
Os dois chefes de governo, em seu "primeiro contato oficial" desde que Johnson assumiu o cargo, conversaram na sexta-feira (26) sobre "a importância de seguir aprofundando a relação especial entre EUA e Reino Unido", assinalou a presidência americana na nota.
"Especialmente, os dois chegaram a um acordo para aprofundar e expandir de forma imediata as relações econômicas bilaterais após a saída do Reino Unido da União Europeia", acrescentou a Casa Branca.
Leia também
Em seu primeiro discurso após assumir o cargo na quarta-feira passada, Johnson reiterou sua prioridade de sair da UE em outubro a qualquer custo.
Johnson frisou neste fim de semana que, se finalmente não for possível chegar a um novo acordo com a UE, o Reino Unido deixará o bloco europeu sem pacto.
A previsão era que o Reino Unido saísse da UE em 29 de março, mas a ex-premiê Theresa May chegou a um meio termo com Bruxelas para adiar a saída para 31 de outubro.
Trump, por sua vez, enalteceu a ascensão do polêmico político e ex-prefeito de Londres ao cargo de primeiro-ministro ao destacar que Johnson é conhecido como "o Trump britânico" e garantir que "isso é o que necessita" o Reino Unido.
O presidente americano foi muito crítico com a antecessora de Johnson, a quem acusou de ser pouco hábil na hora de negociar a saída do Reino Unido do bloco europeu e de ter deixado "um desastre" como herança.