Trump formaliza tarifas secundárias sobre países que têm relações comerciais com Irã
Segundo o governo dos EUA, a medida visa proteger a segurança nacional e os interesses americanos
Internacional|Do Estadão Conteúdo
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma ordem executiva nesta sexta-feira (6) reafirmando a emergência nacional em curso em relação ao Irã e estabelecendo o processo para impor tarifas a países que adquiram quaisquer bens ou serviços de Teerã.
A ordem impõe um sistema que permite aos EUA impor taxas adicionais sobre importações de qualquer país que direta ou indiretamente compre, importe ou de outra forma adquira bens ou serviços do Irã. “O Presidente pode modificar a Ordem se as circunstâncias mudarem, em resposta a retaliações, ou se o Irã ou um país afetado tomar medidas significativas para enfrentar a emergência nacional e se alinhar com os EUA”, informou a Casa Branca em comunicado.
Segundo a administração Trump a medida visa proteger a segurança nacional e os interesses americanos, pois o Irã segue uma política que “busca por capacidades nucleares, apoio ao terrorismo, desenvolvimento de mísseis balísticos e desestabilização regional”.
Em paralelo, o republicano também assinou uma ordem que reprioriza a lista de clientes para armas dos EUA em favor de países com maiores gastos em defesa e importância estratégica em sua região.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp










