Logo R7.com
RecordPlus

Trump pode receber o Nobel da Paz de Corina Machado? Entenda a regra

Encontro entre presidente dos EUA e líder da oposição da Venezuela deve acontecer na próxima semana, em Washington

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Trump manifestou ansiedade em encontrar a líder opositora venezuelana, Corina Machado, em Washington.
  • A vencedora do Nobel da Paz considera nomear Trump pela promoção da democracia na Venezuela, mas prêmio não pode ser transferido.
  • Corina Machado foi premiada por sua luta pelos direitos democráticos e por promover uma transição pacífica na Venezuela.
  • Trump criticou o prêmio recebido por Machado e questionou sua capacidade de liderar o país após a captura de Maduro.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Republicano disse que seria uma honra receber o Nobel da Paz de Corina Machado Reprodução\Instagram\@whitehouse

Em meio às tensões entre Estados Unidos e Venezuela, o presidente Donald Trump afirmou que está ansioso para se encontrar com a líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, em Washington, na próxima semana.

Recentemente, a vencedora do Nobel da Paz manifestou interesse em entregar o prêmio ao norte-americano pelo desempenho em restabelecer a democracia na Venezuela. Trump, por sua vez, disse que seria uma “grande honra” receber a nomeação.


LEIA MAIS

Apesar do interesse mútuo, um Prêmio Nobel não pode ser transferido ou revogado, segundo a regra do instituto responsável pela premiação. Já em relação à recompensa em dinheiro, o vencedor é livre para usá-la da forma como preferir.

Nobel da Paz

Desde que Corina Machado recebeu o prêmio, em outubro de 2025, o presidente dos EUA criticou a decisão do Comitê Norueguês. Na época, a venezuelana foi reconhecida “por seu trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos do povo da Venezuela e por sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.


Segundo a instituição responsável, a líder opositora preencheu os três critérios estabelecidos para a escolha de um laureado: uniu a oposição em seu país, não vacilou na resistência à militarização e foi firme apoiando uma transição pacífica para a democracia.

Em entrevista à Fox News nesta quinta-feira (8), Trump voltou a criticar a premiação. “É muito vergonhoso para a Noruega. Tiveram algo a ver ou não. Acho que sim. Dizem que não. Mas quando oito guerras foram encerradas, deveria receber um para cada uma”, afirmou.


Após a captura de Nicolás Maduro pelos Estados Unidos, o presidente republicano disse que Corina Machado não tem apoio para comandar a Venezuela. De acordo com ele, a política não tem suporte e respeito dentro do próprio país.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.