Logo R7.com
RecordPlus

Trump reitera que frota naval dos EUA segue ao Oriente Médio e mantém pressão de acordo com Irã

Autoridades iranianas têm reforçado que responderão de forma imediata e abrangente

Internacional|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Trump afirma que uma grande frota de navios americanos está a caminho do Oriente Médio.
  • O envio da armada liderada pelo porta-aviões Abraham Lincoln foi anunciado para pressionar o Irã a negociar um novo acordo nuclear.
  • Autoridades iranianas ameaçam responder rapidamente a qualquer agressão militar americana, mas estão abertas ao diálogo respeitoso.
  • Além do Irã, Trump menciona a intenção de combater o tráfico de drogas que entra por rotas terrestres nos EUA.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Falas ocorrem em meio a forte escalada retórica entre os dois países Evelyn Hockstein/Reuters - 29.01.2026

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a afirmar que “há uma grande frota de navios americanos a caminho do Oriente Médio”, reforçando a estratégia de pressão militar enquanto mantém aberta a via diplomática com o Irã.

A declaração, feita durante reunião de gabinete nesta quinta-feira (29), ocorre um dia após Trump ter elevado o tom ao anunciar o envio de uma armada liderada pelo porta-aviões Abraham Lincoln à região, advertindo que o “tempo está se esgotando” para que Teerã aceite negociar um novo acordo nuclear. Na ocasião, o republicano também ameaçou uma resposta militar “muito pior” em caso de fracasso diplomático.


Na reunião de gabinete, o secretário de Guerra dos EUA, Pete Hegseth, afirmou que o Irã “tem todas as opções” para chegar a um acordo nuclear com Washington, sinalizando que a Casa Branca combina demonstração de força com disposição para negociar.

As falas ocorrem em meio a forte escalada retórica entre os dois países. Autoridades iranianas têm reiterado que responderão de forma imediata e abrangente a qualquer agressão militar americana, enquanto afirmam estar abertas ao diálogo “com base no respeito mútuo”, desde que não haja imposições.


Além do dossiê iraniano, Trump voltou a pontuar que os EUA iniciarão ofensivas contra o tráfico de drogas que entra por rotas terrestres. No cenário doméstico, o republicano disse não “querer queda” nos preços dos imóveis e prometeu “impulsionar o valor das casas para os atuais proprietários”.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.